domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Guarantã do Norte terá lago municipal

PUBLICIDADE

O córrego Novo Horizonte, situado entre as avenidas Rotary Clube e Curitiba bairro Jardim Vitória, será implementado a urbanização de um lago com aproximadamente 40 mil metros quadrados.

Em 1991 a Fundação Santa Maria construiu um açude com objetivo de armazenar água para irrigação da horticultura e lazer dos alunos internos que vinham do interior para estudar na cidade.

Com a implantação de bairros, indústrias madeireiras, oficinas e postos de combustíveis, o córrego Novo Horizonte começa a receber vários impactos ambientais como: destruição das matas ciliares, contaminação da água, erosão, assoreamento, diminuição d’água, depósito de resíduos sólidos, domésticos, industriais e animais mortos.

Os principais problemas enfrentados pela sociedade atual são as enchentes, o mau cheiro de lixo e animais mortos, proliferação de agentes transmissores de doenças, além de diminuir as possibilidades de vida aquática deste curso d’água.

Preocupadas com a situação, a Secretaria Municipal de Infra Estrutura e a Secretaria Municipal de Agricultura através da diretoria do Meio Ambiente tendo como responsável José Ferreira de França, estão desenvolvendo um projeto para transformar o ambiente, totalmente degradado, em um local urbanizado.

Os trabalhos foram iniciados com a limpeza do local e a matéria orgânica está sendo reaproveitada para recuperar uma área degradada nos fundos do aeroporto, local onde foi retirado cascalho, a outra parte é usada na fabricação de tijolos. Será feito drenagem para que o lixo trazido pela enxurrada seja desviado do lago para que não polua suas águas.

A Empaer está fazendo um levantamento de topografia para definição da lâmina de água, ou seja, a quantidade de água que o lago comportará. O Lago Municipal contará com pistas de caminhada, quadras de vôlei e futebol de areia, praia e arborização com espécies nativas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE