quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Grupo faz campanha contra abandono e maus-tratos de animais em Alta Floresta

PUBLICIDADE
fonte: Só Notícias/Cleber Romero (foto: assessoria/arquivo)

O grupo voluntário de proteção animal “Amamos Animais” está fazendo uma campanha de conscientização contra o crime de abandono e maus-tratos de animais domésticos em Alta Floresta. No próximo domingo,  ocorrerá a distribuição de 10 mil cartilhas em 20 bairros do município com conteúdo de situações que configuram o crime, legislação do Estado e município.

Um dos organizadores da campanha, Luiz Fábio da Silva, disse, ao Só Notícias, que não existe um local para abrigar os animais abandonados e resgatados em Alta Floresta. “Somos em 80 voluntários e recebemos várias denúncias de maus-tratos. Nos deslocamos até o local e orientamos o dono do animal. Em alguns casos acionamos até a Polícia Militar. Não existe um centro de controle de zoonoses ou pelo menos um canil municipal. Já acionamos o Ministério Público, mas até agora, não tomaram nenhuma providência. O município é totalmente ausente nesta questão. Infelizmente não tem um local público para destinar esses animais maltratados”.

Segundo dados do grupo voluntário, os animais soltos nas vias públicas provocam acidentes de trânsito, podem atacar pessoas, principalmente as mais vulneráveis como crianças e idosos. Além disso, rasgam sacos de lixo na procura de alimentos, contraem doenças devido aos maus-tratos e que podem ser transmitidas aos cachorros não abandonados e até para pessoas.

Conforme a lei de crimes ambientais, quem for flagrado praticando abuso, maus-tratos, ferindo ou mutilando animais silvestres, domésticos, nativos e exóticos pode pegar pena de 3 meses a 1 ano e multa.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Bombeiros resgatam homem que desapareceu durante temporal em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar resgatou um homem que...

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...
PUBLICIDADE