PUBLICIDADE

Governo lança programa para aumentar a transparência nos pequenos negócios

PUBLICIDADE

O governo, por meio do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), lançou o programa Ser Empresa, que objetiva sensibilizar os empresários da importância em desenvolver um programa de integridade das empresas e ampliar horizontes de mercado. O lançamento ocorreu, ontem, no Salão Nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O programa é uma parceria do GTCC com o Serviço Brasileiro de Apoio e Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O foco do programa inclui ainda a orientação de empresas de micro e pequeno porte a trabalharem o código de ética do próprio negócio. O Gabinete de Transparência e também o Sebrae do Estado oferecem cursos e treinamentos voltados para a área, possibilitando negócios com instituições governamentais e grandes clientes.

De acordo com secretária de Estado do Gabinete de Transparência, Adriana Vandoni, a meta deste programa é ensinar aos pequenos negócios as diretrizes básicas do Compliance, evitando que essas empresas não percam seu espaço no mercado. O tema foi debatido em um seminário “Ser Empresa – Compliance e Compras Governamentais”, que antecedeu o lançamento do programa.

Aproximadamente 95% das empresas brasileiras são formadas por pequenos negócios. “Para que essas empresas não sofram com pesadas sanções, previstas na Lei Anticorrupção, elas precisam adotar um efetivo Programa de Compliance”, alertou o secretário adjunto da pasta, Matheus Cunha.

A gerente administrativa do Sebrae, Zaira de Mello Pereira, explica que o programa auxilia os microempresários a participarem, inclusive, dos processos licitatórios. A microempresária de Cuiabá Glaucia Macedo, que trabalha no ramo de nutrição clínica, participou do evento e vai implantar o programa no negócio.

O seminário é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Contes da União (TCU), e o Sebrae-MT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE