PUBLICIDADE

Governo institui Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais

PUBLICIDADE

O governo do Estado instituiu o Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (NEA-APL). O objetivo é elaborar e propor diretrizes gerais para as ações coordenadas de apoio aos APLs, que concentram em uma mesma área geográfica a cadeia de produção, fornecedores de equipamentos e insumos e prestadores de serviços de uma determinada atividade econômica. O núcleo está vinculado diretamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O núcleo tem como atribuição promover articulação e integração entre os agentes e participantes de APLs, orientar a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Preliminares dos APLs selecionados e aprovados, analisar e aprovar a indicação de APLs a serem trabalhados no Estado.

De acordo com o secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos (Sedec), Leopoldo Rodrigues Mendonça, a criação do Núcleo irá contribuir para o desenvolvimento regional. “O núcleo será um instrumento do Governo que tem como uma de suas atribuições, somar esforços na busca do desenvolvimento econômico e social de diversas regiões de Mato Grosso, com políticas públicas direcionadas aos APLs, visando a geração de emprego e renda e, por fim, a diminuição das desigualdades regionais e sociais”.

Segundo o coordenador do NEA-APL, Sebastião de Moraes, o núcleo irá receber as demandas e identificar as necessidades dos APLs em Mato Grosso. “Vamos debater, em conjunto, estratégias de apoio aos APLs. A princípio, iremos ouvir os municípios, as instituições que fazem parte do Núcleo e o Governo para definirmos as áreas prioritárias a serem desenvolvidas socioeconomicamente”.

Arranjos Produtivos Locais (APL) são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comitiva de Mato Grosso apresenta propostas em conferência nacional de meio ambiente

Mato Grosso está participando da 5ª Conferência Nacional do...

Campanha de vacinação será sábado em Sinop

A secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (10),...

Prazo para regularizar situação eleitoral termina dia 19

Os eleitores de todo o país que estão com...
PUBLICIDADE