Levantamento do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, do Comitê Gestor da Internet, indica um salto de 688% no número de fraudes efetuadas pela Web entre janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2004.
A grande maioria das irregularidades se refere a e-mails enviados ao internauta, carregados programas ocultos (os “trojans” ou cavalos-de tróia) que permitem a criminosos acompanhar todas as ações do usuário na rede. A estratégia, maquiada em mensagens com títulos do tipo “seu CPF foi cancelado” e “você está sendo traído”, perminte a hackers e cracker monitorarem todas as ações do usuário na rede, permitindo até a obtenção de dados pessoais como senhas bancárias. A ação também estaria se difundindo por meio do site de relacionamentos Orkut.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o prejuízo com fraudes deve chegar a R$ 300 milhões neste ano, enquanto especialistas estimam que as perdas possam ser muito superiores. Dados levantados pelo jornal O Estado de S.Paulo junto à Trend Micro, o País é líder mundial na criação de trojans de bancos, superando os Estados Unidos nesse quesito em 30%.
Somente no último trimestre foram registrados cerca de 8.288 casos nesse sentido. O crescimento da ação dos “hackers” ou “crackers”, especialistas em informática que se dedicam às fraudes, se dá paralelamente à outra ação semelhante: a clonagem de cartões bancários. As duas iniciativas criminososas estão entre os maiores problemas atuais do sistema financeiro brasileiro.
A Febraban estima que os bancos brasileiros venham a aplicar cerca de US$ 1 bilhão em melhorias tecnológias que aumente a segurança dos clientes, seja no que se refere às transações efetuadas pela Internet ou por meio de cartões bancários nos postos de auto-atendimento – onde bandidos instalam equipamentos para copiar senhas dos usuários. Entre as medidas a serem implementadas, no que se refere à Web, está a utilização do token, uma chave com senha adicional que é acionada se utilizando a porta USB do computador.