sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Fraudes e furtos pela Internet aumentam 688% no país

PUBLICIDADE

Levantamento do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, do Comitê Gestor da Internet, indica um salto de 688% no número de fraudes efetuadas pela Web entre janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2004.
A grande maioria das irregularidades se refere a e-mails enviados ao internauta, carregados programas ocultos (os “trojans” ou cavalos-de tróia) que permitem a criminosos acompanhar todas as ações do usuário na rede. A estratégia, maquiada em mensagens com títulos do tipo “seu CPF foi cancelado” e “você está sendo traído”, perminte a hackers e cracker monitorarem todas as ações do usuário na rede, permitindo até a obtenção de dados pessoais como senhas bancárias. A ação também estaria se difundindo por meio do site de relacionamentos Orkut.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o prejuízo com fraudes deve chegar a R$ 300 milhões neste ano, enquanto especialistas estimam que as perdas possam ser muito superiores. Dados levantados pelo jornal O Estado de S.Paulo junto à Trend Micro, o País é líder mundial na criação de trojans de bancos, superando os Estados Unidos nesse quesito em 30%.

Somente no último trimestre foram registrados cerca de 8.288 casos nesse sentido. O crescimento da ação dos “hackers” ou “crackers”, especialistas em informática que se dedicam às fraudes, se dá paralelamente à outra ação semelhante: a clonagem de cartões bancários. As duas iniciativas criminososas estão entre os maiores problemas atuais do sistema financeiro brasileiro.

A Febraban estima que os bancos brasileiros venham a aplicar cerca de US$ 1 bilhão em melhorias tecnológias que aumente a segurança dos clientes, seja no que se refere às transações efetuadas pela Internet ou por meio de cartões bancários nos postos de auto-atendimento – onde bandidos instalam equipamentos para copiar senhas dos usuários. Entre as medidas a serem implementadas, no que se refere à Web, está a utilização do token, uma chave com senha adicional que é acionada se utilizando a porta USB do computador.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE