sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Fiscais da Sema apreendem 2.375 quilos de pescado irregular em MT

PUBLICIDADE

Fiscais da Sema e policiais militares do Batalhão Ambiental apreenderam, esta manhã, em Cáceres, 2.375 quilos de pescado proveniente de pesca depredatória. O pescado foi encontrado em uma peixaria da cidade. Segundo os fiscais, a proprietária foi encaminhada à Delegacia de Polícia onde prestou depoimento e foi liberada. Ela responderá criminal e administrativamente pelo crime ambiental. Além dos peixes foram apreendidos 12 freezers.

O coordenador de Fiscalização da Pesca, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Junior Marcio Renner, explicou que no estoque da peixaria foram encontrados vários exemplares com sinais de gancho, o que é proibido pela Lei 9.605, de 12 fevereiro de 1998. "A lei determina ainda que todo o estoque seja apreendido no caso de serem encontrados exemplares provenientes de pesca depredatória".

A operação de fiscalização de pesca e caça está sendo realizada em vários municípios da Baixada Cuiabana, região considerada de grande pressão em relação a pesca, no período proibitivo da piracema.

Entre os materiais já apreendidos estão três armas de fogo, 25 munições, dois tarrafões e uma rede, na região da Água Fria, na cabeceira do rio Cuiabá; quatro redes e duas tarrafas em Barão de Melgaço; 25 espinheis e duas tarrafas em Santo Antônio do Leverger; três redes e quatro tarrafões na Rodovia Transpantaneira, em Poconé. Em Rondonópolis, no rio Vermelho, uma denúncia levou os fiscais a apreenderem cerca de 112 quilos de pescado e um frezer. Um homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil.

Desde o inicio da piracema em Mato Grosso já foram apreendidos mais de 2.455 quilos de pescado, 599 apetrechos de pesca, cinco armas e um motor. Ao todo 1.062 pessoas foram abordadas e orientadas, 253 veículos e 19 embarcações vistoriados. A Sema emitiu 14 Autos de Infração; 63 de Inspeção; 20 Termos de Apreensão, uma Notificação e 13 pessoas já foram presas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE