A concessionária Rota do Oeste informou, há pouco, que foi liberada para uso a passarela de pedestre, que foi construída na região do bairro Alto da Glória. Essa é a primeira obra estruturante para facilitar travessia dos moradores na região de Sinop desde quando a empresa assumiu a concessão, em 20 de março de 2014. Ou seja, já são sete anos de atraso.
A construção e instalação do dispositivo de segurança viária são de responsabilidade da concessionária, atendendo cobrança de anos dos moradores do Alto da Glória. No trecho também existe uma escola e os veículos precisavam parar e esperar os alunos atravessarem. O movimento é intenso durante o período letivo presencial. Neste momento, por conta da pandemia as aulas estão sendo online
A obra, segundo a assessoria custou R$ 2 milhões e foi paga com arrecadação do pedágio. O dispositivo tem 30,48 metros de extensão, rampas de acesso respeitando as normativas que atendem a Pessoas com Deficiência, travessia com estrutura toda telada com foco na segurança dos usuários e iluminação. O local de instalação foi readequado e sinalizado.
A Concessionária explica que a escolha do ponto de instalação da estrutura no km 821 da BR-163 atendeu a uma necessidade apresentada pela própria Prefeitura de Sinop, visto que existe uma escola na região e a passagem de crianças é intensa durante o período letivo presencial.
O uso da passarela é exclusivo para pedestres e ciclistas, desde que estejam, obrigatoriamente, desmontados e empurrando a bicicleta. O uso da estrutura por motociclistas é proibido e corresponde à infração gravíssima, com penalidade de multa que pode chegar a R$ 880,41, de acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB).