A Eletrobras informou que deu início às primeiras intervenções, ontem, para buscar soluções para os danos detectados nos drenos da usina hidrelétrica Colíder, no rio Teles Pires, na região de Itaúba. “Em alinhamento às orientações de especialistas independentes, de instituições contratadas e de equipes técnicas da companhia, o rebaixamento do reservatório será temporariamente suspenso para a realização dos trabalhos”, diz nota.
O nível atual do rio a montante é de cerca de 266 metros acima do nível do mar. Durante esta nova etapa, os drenos localizados na seção que apresentou problemas serão fechados para evitar novas saídas de material do subsolo. Todo o processo é conduzido de forma controlada, sob acompanhamento dos órgãos de fiscalização e de especialistas.
Conforme Só Notícias informou, em junho deste ano, foram registrados danos em um dos drenos do sistema, seguido de novos eventos que resultaram em cinco drenos danificados, entre os 70 existentes. Por recomendação de um painel de especialistas, a empresa iniciou, no mês passado, o rebaixamento controlado do reservatório, medida preventiva para permitir análises mais detalhadas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.