sexta-feira, 29/março/2024
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DNIT manterá até 4ª bloqueio de caminhões em duas cidades do Nortão devido a atoleiros na BR-163 no Pará

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Só Notícias/Cleber Romero (foto: divulgação/arquivo)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou, há pouco, que o bloqueio de caminhões e carretas em Nova Santa Helena e Guarantã do Norte (124 e 233 quilômetros de Sinop, respectivamente) será mantido até quarta-feira(6). A previsão era que os veículos fossem liberados nesta terça-feira para seguirem viagem ao estado paraense, mas o prazo foi prorrogado. De acordo com o órgão, o motivo da interdição são as intensas chuvas na região de Novo Progresso e Moraes Almeida, que tem causado diversos pontos de atoleiros.

Centenas de caminhoneiros estão parados há mais de 10 dias nos atoleiros. Alguns motoristas já estão ficando sem alimentos. Dos 707,4 quilômetros da rodovia federal localizados desde a divisa com Mato Grosso até a entrada para o Porto de Miritituba, 658 quilômetros já foram pavimentados pelo DNIT. Os quase 49 quilômetros a serem asfaltados estão divididos em dois lotes de obras, sendo 3 km ao sul da Vila do Caracol e 46 km sob responsabilidade do Exército perto de Moraes Almeida.

Esta manhã, de acordo com o boletim diário do DNIT, na Serra da Anita ainda está com tempo chuvoso, fluxo parado e trafegabilidade parcialmente interditada com fila de 30 quilômetros formada rumo a Miritituba. No segundo pior ponto, em Riozinho, mesmo com o tempo seco, o fluxo segue lento e trafegabilidade parcialmente interditada. Ainda há no local uma fila de aproximadamente 8 quilômetros de caminhões, com tempo de espera de até uma hora para seguir viagem.

O superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, disse, ao Só Notícias, que será colocada até quarta-feira, em Guarantã do Norte, uma balança móvel para coibir o excesso de cargas das carretas e caminhões que estão fazendo o transporte da soja produzida em Mato Grosso para o porto de Miritituba, no Pará, no qual segue para exportação.

O objetivo é deixar a rodovia trafegável o tempo inteiro, mas com essas questões das chuvas e excesso de cargas tem piorado a situação da rodovia. Vamos colocar a partir de quarta-feira, uma balança móvel operando em Guarantã do Norte para fazer o controle de peso. O caminhão ou carreta que estiver com carga acima do permitido terá que retirar o excesso para seguir viagem. Além disso, é multado”, disse Orlando Fanaia.

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