Mais de 4 cidades do Nortão – dentre elas Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e Novo Mundo- continuam isoladas devido a cratera na BR-163, no sábado, após fortes chuvas que acabaram destruindo o asfalto e abrindo buraco de 10 metros de extensão por 5 de profundidade. A rodovia caiu próximo a Peixoto, nde o asfalto tinha sido feito recentemente. O bueiro não suportou escoar toda a a água que levou o asfalto. Em outro trecho o barranco caiu e uma parte da pista pode desmoronar.
A prefeita de Peixoto de Azevedo, Baiana Heller, explicou que estradas vicinais são usadas para sair de Peixoto e seguir para outras cidades em direção ao Sul ( Itaúba, Sinop e Cuiabá). ” Automóveis estavam passando por uma estrada vicinal que dá acesso até a 6ª Agrovila, em Terra Nova do Norte e a BR-163. Mas uma carreta acabou passando a danificando uma ponte e o tráfego também foi interrompido”, confirmou a prefeita.
Equipes de uma empreiteira estão trabalhando para restabelecer o tráfego na BR-163 em meia pista para liberar a passagem de carros e caminhões. Continua chovendo no local o que provoca atraso ainda maior na recuperação do trecho danificado. A previsão inicial era que hoje à tarde seria restabelecido tráfego em em meia pista, mas é brem provável que não seja concluído.
Centenas de carretas e caminhões estão parados em postos de combustíveis. Quem transporta produtos perecíveis busca alternativas para armazenagem e fazer baldeação para evitar prejuízos. Produtores que vendem leite para um laticínio em Terra Nova estão fazendo baldeação dos galõess para transportá-los até a empresa.