A empresa Saraguaia Saneamento Ambiental do Araguaia foi a vencedora do processo licitatório e será responsável pela implantação e operação do aterro sanitário de Guarantã do Norte (233 quilômetros de Sinop). O contrato de concessão será assinado hoje e a construção será num terreno de 47,48 hectares, às margens da BR-163, a cerca de 15 quilômetros da região central.
A estimativa de investimento é de R$ 9 milhões. Além de Guarantã, o aterro atenderá Peixoto de Azevedo, Novo Mundo, Matupá, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Nova Santa Helena, Itaúba, ainda com capacidade de atender Alta Floresta e cidades vizinhas.
Da área total do terreno, 70% será ocupada e o restante será de preservação. A capacidade operacional, segundo a empresa, é de 30 anos, com possibilidade de ser realizada a ampliação para prorrogar este período.
A previsão é que a implantação do aterro sanitário seja concluída em 180 dias, e assim, já será possível iniciar o recebimento dos resíduos urbanos. Os serviços incluem também destinação final e monitoramento dos resíduos sólidos.
Segundo a empresas, as cidades atendidas “serão beneficiadas com a regularização de seus resíduos, deixando de destinar para lugares inadequados, menos queimadas, cidades mais limpas, e qualidade de vida para os munícipes”.
A Saraguaia está instalada na BR-158, em Água Boa, município em que atualmente já é responsável pela operação de um aterro.