PUBLICIDADE

Defesa Civil foca prevenção de desastres em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil segue até amanhã, em Cuiabá, e reúne representantes de 32 municípios mato-grossenses. O encontro tem como objetivo discutir os princípios e diretrizes que serão apresentados na Conferência Nacional, prevista para acontecer no mês de maio, em Brasília. Ao longo de dois dias de encontro, os representantes municipais vão apresentar as propostas que resultaram das conferências municipais realizadas em fevereiro deste ano. 

Quando o assunto é Proteção e Defesa Civil, um dos principais desafios no Brasil ainda é o trabalho com a prevenção, afirma Leno Queiroz, membro da Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério da Integração. “Hoje trabalhamos mais com a parte de resposta. É preciso trabalhar com a gestão de risco e mudar esse panorama. É trabalhar no antes para não ter tanto trabalho quando acontece o desastre”, avalia. Para avançar nesse aspecto, 42 delegados mato-grossenses serão escolhidos no encontro estadual para debater na Conferência Nacional os novos parâmetros de atuação. 

Ao todo, quatro eixos temáticos norteiam a discussão: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil, Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e Mobilização e promoção de uma resposta de Proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes. “É através desses debates que serão definidas as políticas públicas nacionais de Defesa Civil”, explica o superintendente estadual da Defesa Civil, coronel Sérgio Delamônica. 

Em Nova Olímpia (a 207 km de Cuiabá), a Defesa Civil municipal realiza desde 1996 um trabalho integrado com a Secretaria de Meio Ambiente e as escolas. Este ano, o município sofreu com o grande volume de chuvas e, para o coordenador Valdecir dos Anjos Gonçalves, o trabalho realizado ao longo desses anos foi importante para evitar danos maiores. “Fomos surpreendidos por uma catástrofe com muita chuva, enchente e pontes levadas pela força da água. A população que morava na área crítica já tinha ciência dos passos que deviam ser tomados em casos como esse”, relatou. 

A 1ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil acontece nesta quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE