Com 35 projetos de lei em pauta para votação, 15 dos 24 deputados não estiveram presentes à sessão desta manhã da Assembleia Legislativa. O fato irritou o presidente da Casa, Romoaldo Júnior (PMDB), obrigado a encerrar a sessão antes mesmo do início da ordem do dia.
“Lamentável a postura de alguns colegas. Temos projetos de extrema importância para o nosso Estado e infelizmente não poderemos apreciar, gerando, para Mato Grosso, o risco de que recursos sejam perdidos”.
A sessão transcorria normalmente e o painel da AL registrava a presença de 18 deputados. Ao perceber que nem todos estavam em plenário, Romoaldo solicitou o retorno de todos, para que fosse possível a continuidade da sessão. “Aqueles que registraram presença, mas não estão em Plenário deverão receber falta”, ameaçou.
O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) solicitou então a verificação de quórum nominal para a continuidade da sessão. Naquele momento, estavam presentes, além de Romoaldo e Dilmar, os deputados Antônio Azambuja (PP), Alexandre César (PT), João Malheiros (PR), J. Barreto (PR), Emanuel Pinheiro (PR), Luciane Bezerra (PSB) e Ademir Brunetto (PT). Diante da ausência de deputados, Romoaldo encerrou a ordem do dia.
Brunetto subiu à tribuna para criticar a postura dos faltosos. “Lamentável a Casa não oferecer quórum para debater medidas que são urgentes para a população. Infelizmente assistimos a mais este episódio lamentável. Os colegas estão se esquecendo que nossa atuação é cobrada pela sociedade”.
A próxima sessão deve ocorrer na próxima terça-feira (25). Fazem parte da pauta a criação do MT Prev e a reestruturação do MT Saúde, entre outros projetos.