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Redução do analfabetismo em MT é proposta em programa

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A troca de experiência dos coordenadores e alfabetizadores no processo de formação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) é uma forma de expandir conhecimentos e contribuir para redução do analfabetismo em Mato Grosso. Com esse objetivo a alfabetizadora Maria Conceição dos Santos, de Chapada dos Guimarães, definiu a primeira de quatro etapas de capacitação que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza com voluntários que atuarão no PBA em 2014. A primeira formação, que ocorre em um hotel de Cuaibá, termina amanhã.

Maria Conceição, que atua como alfabetizadora há três anos, diz que se interessou pelo PBA a partir da experiência de uma amiga que dava aulas. Maria diz que já trabalhava em uma Biblioteca Municipal e por várias vezes havia ensinado pessoas que passavam por lá e queriam entender o que os livros tinham a oferecer. “Enfrentei muita dificuldade, mas nunca desisti. Por vezes, tive que dar as aulas em minha casa. Mas, quando deparei com a grande necessidade de meus alunos, muitos envergonhados por não saberem assinar o nome, ou pegar um ônibus, vi que era preciso continuar. E a cada dia me alegro ao ver a felicidade de uma pessoa que aprende uma palavra nova”, diz a alfabetizadora.

Coordenadora do programa no município de Nossa Senhora do Livramento, Lia Mara Ferraz, ressalta que o maior problema do analfabetismo está na zona rural. O impasse se agrava ainda mais por falta de apoio do município. “Mesmo diante de todas as dificuldades, a conquista das pessoas nos retribui. Hoje coordeno e acompanho o programa, mas já cheguei a dar aula para pessoas com idades variando entre 39 a mais de 90 anos. No programa alfabetizei meu avô, de 98 anos, a minha mãe também. Então é algo que não dá para explicar”, confirma Lia Mara.

Ângela Rita Christofolo de Mello, formadora de Juara desde 2004, diz que a capacitação contribui para disseminação das políticas públicas do Estado. Segundo Ângela, o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é apaixonado por conhecimento científico. “Falar de alfabetização de jovens e adultos é complexo. A não evasão dos alunos depende também do alfabetizador, por isso, a importância da formação”, diz Ângela Mello.

Nesta primeira etapa, oito municípios – representados por 169 educadores – são contemplados com a formação. Na segunda etapa, que segue de 24 a 28 de março serão capacitados alfabetizadores de Cuiabá e Várzea Grande. A terceira e quarta, realizadas de 31 deste mês a 4 de abril e de 22 a 26 de abril, respectivamente, atenderá a cerca de 70 municípios do estado.

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