sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Defesa Civil alerta para chuva forte no Mato Grosso nos próximos dias

PUBLICIDADE

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou hoje, avisos sobre chuva forte no Paraná e em Santa Catarina. Segundo a Sedec, amanhã (30), deve chover forte no Distrito Federal e nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e norte de São Paulo.

Quarta-feira, a chuva deve continuar em Goiás, no Distrito Federal, no leste do Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. De acordo com o alerta, no perído que vai da tarde de hoje até quarta-feira, chove forte em Tocantins.

A Sedec informa que, em alguns momentos, a chuva poderá vir acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora em Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, especialmente na região serrana, e no Espírito Santo, principalmente no sul do estado. Hoje, rajadas de vento devem atingir o centro e o leste do Mato Grosso do Sul e, amanhã, o nordeste do estado.

As rajadas de vento poderão ser de até 70 quilômetros por hora entre o litoral e planalto de Santa Catarina e no litoral e leste do Paraná. Portanto, recomenda-se à população evitar áreas de alagamento e locais com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Alerta-se, também, para o risco de deslizamento de encostas, morros e barreiras. A Sedec recomenda atenção especial nas áreas de encostas e morros dos estados da região Sudeste, pois, devido às freqüentes chuvas, o solo está muito encharcado, o que aumenta o risco de deslizamento.

Informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) serviram de base para os alertas enviados a Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Os estados do Espírito Santo e de Mato Grosso do Sul tiveram seus alertas baseados em informações do Inmet. O alaerta ao estado de São Paulo foi baseado em informações do Cptec.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE