Geral

Defensoria Pública da União recebe demandas de aposentadorias e orienta sobre problemas com bancos

A Caravana da Transformação ganhou uma nova parceira nesta 9ª etapa da Caravana da Transformação, que ocorre em Juína. A Defensoria Pública da União (DPU) se juntou à iniciativa do Governo de Mato Grosso para oferecer apoio jurídico a quem precisa resolver problemas com órgãos da administração direta e indireta do Governo Federal. Com o espaço lotado durante os dias, a principal demanda foi quanto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

No espaço, as pessoas têm a oportunidade de apresentar ao defensor público a sua demanda, visando a garantia de seu direito. Depois, em caso de se iniciar um processo, é agendada uma data para que o cidadão compareça à sede do órgão em Juína para o aprofundamento do caso. Também são dadas orientações jurídicas com a finalidade de garantir a efetivação do direito.

Conforme o defensor público Raphael Soares, além de questões previdenciárias, Juína acaba tendo muitos casos de saúde. Lembra que os poucos recursos para a área acaba influenciando no número de processos. Já no campo previdenciário, o defensor destaca que o pente-fino feito pelo INSS nos benefícios acabou gerando um grande número de processos também. 

Um dos atendidos foi o senhor Joaquim Carlos Moreira, de 65 anos. Sua demanda é quanto ao processo de aposentadoria. “Não concordei com a forma que foi feita e vim buscar auxílio, mas o processo já está em andamento e vou continuar indo na DPU. Foi muito bom ter esses serviços aqui, a gente resolve muita coisa em um só lugar”, avaliou. 

A DPU de Juína foi inaugurada em junho deste ano e já conta com 500 casos. As informações são da assessoria.