PUBLICIDADE

Serasa aponta que índice de devolução de cheques atingiu 2% em agosto em MT

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, o percentual de cheques devolvidos pela 2ª vez por insuficiência de fundos no mês de agosto foi de 2%, em relação ao total de cheques compensados, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O desempenho divulgado nesta sexta-feira (22) confirma queda em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o índice de devoluções ficou em 2,65%. Também é inferior à taxa de inadimplência de 2,13% verificada em julho deste ano.

Os indicadores registrados no Estado estão acima dos patamares verificados no país, pela mesma base comparativa. Em agosto, o volume de devoluções em todo o Brasil correspondeu a 1,82% das compensações. Já em agosto de 2016, a taxa de inadimplência com cheque foi de 2,18%. De acordo com a Serasa, o percentual de inadimplência verificado em agosto deste ano no país é o menor desde 2010, quando atingiu 1,62%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a recuperação da renda real da população com a queda significativa da inflação e com a retomada da geração de empregos formais, tem devolvido a capacidade de pagamento das dívidas aos consumidores, reduzindo os níveis de inadimplência com cheques. “Nas nossas lojas continuamos aceitando cheques, mas para pagamento à vista, porque a inadimplência aumentou”, comenta o empresário Paulo Araújo.

De janeiro a agosto, a quantidade de cheques devolvidos no país, em relação aos compensados, foi de 2,06%, menor que a devolução de 2,36% registrada no mesmo período de 2016. É o menor número para o período desde 2013, quando o percentual foi de 2,05%, apontam os economistas da Serasa Experian. Entre janeiro a agosto do ano passado foram devolvidos 6,886 milhões de cheques de um total de 333,510 milhões compensados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha 547 novas empresas em um mês

Sinop ganhou 547 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE