domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: peixes são encontrados mortos no rio Coxipó

PUBLICIDADE

Moradores que vivem próximo ao rio Coxipó estão tendo que lidar com um mau cheiro, desde a última terça-feira. Depois da forte chuva que chegou à capital, naquele dia, dezenas de peixes morreram e foram encontrados nas margens do rio.

Ivanete Francisca da Silva conta que não é a primeira vez que isso acontece na região. “Toda vez que chove, depois de muito tempo, acontece isso”, afirma a moradora do bairro Boa Esperança. “O mau cheiro está insuportável, a água preta. Tem até urubu rodeando os peixes”.

O biólogo e ictólogo (especialista em peixes de água doce), Francisco Machado, explica que essa mortalidade não é incomum. “O rio Coxipó é extremamente poluído. Quando vem a chuva, em secas como essa, ela lava tudo o que está próximo ao rio. Lixo, produtos químicos, matéria orgânica. Tudo isso minimiza o já pouco oxigênio do rio, acarretando na morte dos animais”.

Apesar da explicação, ele defende que é necessário fazer um estudo mais aprofundado do que pode ter ocorrido, através de análise bioquímica. O secretário de Ordem Pública, coronel Henrique de Souza, afirma que enviará agentes para verificarem se houve algum infrator responsável pelo ocorrido ou se alguma rede de esgoto foi estourada.

O gerente comercial da CAB Ambiental, Cley Roberto Fernandes da Silva, afirma que foi realizada a coleta da água para avaliação. Também diz que apenas a estação do Coophema, responsável por 3% do abastecimento de água da capital, pode ter sido impactada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE