A chuva desta madrugada causa transtornos no trânsito da capital e coloca em risco cerca de 180 famílias que residem no bairro São Francisco, localizada na região do Coxipó. Conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Oscar Amélito, o órgão está alerta e realiza a ‘operação Guarda-chuva’ com 400 homens, além de máquinas como retroescavadeira para serem utilizadas caso haja necessidade.
O coordenador criticou as famílias que insistem em construir casas às margens dos rios da capital. “Elas estão em uma área de risco e construíram ali por livre e espontânea vontade, algumas poucas famílias estão ali por não terem para onde ir”.
Segundo Oscar, a parte do bairro que está em risco é uma área baixa, fica próximo a lagos e imprópria para moradia. “Qualquer chuva que cai entra água nas casas e as pessoas ainda constroem a casa muito baixa”. Oficialmente a Defesa Civil não recebeu nenhum registro de chamadas até por volta das 9h.
Algumas avenidas importantes, como a Fernando Corrêa da Costa, próximo ao viaduto da UFMT, estão alagadas e com trânsito lento. Motoristas que trafegaram pela via, esta manhã, relataram que o congestionamento chegou às proximidades da entrada do bairro Parque Cuiabá.