sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Começa o Festival Ecológico em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Começa hoje o III Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso, edição Águas da Amazônia. Promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, o evento reunirá em Alta Floresta, município localizado no extremo norte mato-grossense, pesquisadores, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, comunidade acadêmica e tradicionais em discussões que têm como objetivo principal a fomentação de propostas de políticas públicas para conservação dos recursos hídricos e naturais.

Sediado pelos povos da Amazônia mato-grossense, o evento traz em sua essência a exaltação a cultura regional e sua diversidade. Na abertura oficial, marcada para as 19h00 no palco da Praça Central de Alta Floresta,será apresentada a mística ” Encontro das Águas”, momento em que autoridades públicas e representantes da sociedade organizada irão reafirmar o compromisso com a conservação da biodiversidade.

Uma conferência apresentada pelo Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilney Viana, e a pesquisadora da Unemat, Carolina Joana, doutora em Ecologia, abre a programação científica do evento. Espaço em que será discutido a temática Água, Biodiversidade e Cultura,vertentes que rege a proposta do Festival.

Com encerramento previsto para o dia 11, o Festival conta ainda em sua programação com oferta de oficinas, mini-cursos, além de palestras e apresentações culturais.

Ação ligada ao projeto ABC de Mato Grosso-Águas, Biodiversidade e Cultura, o Festival teve inicio no ano de 2003, em Cáceres, com o Águas do Pantanal, encontro que envolveu mais de 3 mil pessoas.

Em 2004, aceitando o pedido do bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, e em e reconhecimento ao seu trabalho em defesa dos povos indígenas e menos assistidos, a Unemat celebrou, em Luciara município localizado a 1200 Km de Cuiabá, com os povos do Araguaia a segunda edição do evento.

Com a realização do “Águas da Amazônia”, a Universidade consolida um ciclo de discussão envolvendo as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: Amazônica; Araguaia -Tocantins e bacia do Prata.

Segundo o reitor Taisir Karim, o evento resulta num trabalho de integração da Universidade com a comunidade e é fruto da atuação da Unemat no interior do estado de Mato Grosso com sua inserção nas realidades presentes nos biomas Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE