domingo, 26/maio/2024
PUBLICIDADE

Colíder: artista doa obra para patrimônio histórico e cultural

PUBLICIDADE

O artista plástico Nelson Juvenal da Silva Nuhvenal formalizou a doação de uma escultura para o município de Colíder. A obra denominada “O Duelo” é um boi e o peão de rodeio mais famoso da região, conhecido como Buiú, em concreto armado, com dimensão 2,06 m x 3,00 m x 3,42 m. Foi construída em 2007 e instalada no parque de exposições do município. Buiú, “filho” de Colíder, morreu em montaria, pisado por um touro, de forma que ” O Duelo” é uma espécie de síntese desta luta de arena que, por segundos, opõe homem e animal, num espetáculo de mito e realidade.

Neste ano, a obra precisou ser restaurada e o trabalho ficou belíssimo, sendo uma das grandes atrações da Expolíder. De acordo com o prefeito, agora a obra fará parte do acervo cultural do município e futuramente, poderá ser transferida do parque de exposições para um local onde tenha visibilidade o ano todo e não somente durante a feira agropecuária.
Segundo o artista, a obra sofreu algumas avarias, com atos de vandalismo, desde a sua construção. “Agora, recuperamos totalmente e a estrutura da obra foi aprimorada porque no primeiro momento ela sofreu um abalo muito forte e agora ela foi reforçada”, explicou Nuhvenal. Ele também ressaltou a necessidade da sociedade preservar a obra.

“Colíder é uma cidade que está muito bem postada graças à administração e muito progressista. Também está progredindo culturalmente. Com isso é bom que a população se conscientize que aquilo é uma obra de arte e patrimônio de toda a sociedade. Não me sinto feliz de ter que ficar recuperando de tempo em tempo essa obra de arte. Eu quero que ela permaneça e seja conservada”, disse. Nuhvenal se define como um operário das artes. Ele pinta desde os sete anos de idade, tem formação artística em Curitiba, teve professores como Nilo Previdi, Artur Nizio, entre outros mestres das artes plásticas no Brasil. Já participou de mais de 40 exposições individuais e tem um vasto currículo artístico, sendo nome reconhecido em todo o país.

A solenidade de doação foi no gabinete do prefeito Celso Banazeski, com a participação do secretário de Gestão Pública, Cláudio Scalon.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Irmãos morrem em violenta colisão entre carros em rodovia de Mato Grosso

O grave acidente foi registrado esta madrugada, na MT-170,...

Motociclista morre em colisão com carro em rodovia no Nortão 

Gilberto da Silva Oliveira, de 43 anos, faleceu após...

Incêndio atinge armazém com 4 mil toneladas de soja em Sorriso 

O Corpo de Bombeiros de Sorriso, foi acionado ontem...
PUBLICIDADE