quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Cláudia fica à frente de Cuiabá no Índice de Desenvolvimento Humano brasileiro

PUBLICIDADE

O município de Cláudia é o 6º do país com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para negros. Cuiabá ficou com o nona colocação de acordo com um estudo recém concluído pelo economista Marcelo Paixão, professor da UFRJ e coordenador do Observatório Afrobrasileiro.

O IDH é o indicador que mede as condições de vida com base na esperança de vida, na escolaridade e na renda média dos habitantes. Com informações do Censo 2000, do IBGE, o pesquisador conseguiu calcular o IDH dos negros em 4.605 dos 5.507 municípios existentes no país. Para os brancos, há cálculos para 5.202 cidades — em 1.591 o IDH supera 0,8, o que revela alto desenvolvimento.

O resultado do IDH varia de zero a um. Quanto mais próximo de um, maior a qualidade de vida. Nas cidades onde foi possível calcular o IDH dos que se declaram negros e pardos, somente 7,6% dos municípios têm alto ou médio-alto desenvolvimento humano — ou seja, IDH superior a 0,7. Quando se considera o IDH dos autodeclarados brancos, a proporção chega a 62,68% do total de municípios.

Com relação à população negra, o estudo apontou Cláudia com o IDH em 0,802. A cidade do interior de Mato Grosso ficou atrás de São Caetano do Sul/MT (0,833), Mozarlândia/GO (0,813), Rio Quente/GO (0,807), Brasília/DF (0,802), Goiânia/GO (0,804) e Cuiabá com 0,799.

Mais de 4.500 cidades foram pesquisadas, mas apenas sete conseguiram ficar com o indicador alto, ou seja, acima de 0,8. A maioria das cidades pesquisadas (3.711) ficou com o IDH variando entre 0,6 a 0,7, ou seja médio IDH.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio ao acertar cinco números na Milionária

O bolão de Cuiabá foi premiado, ontem à noite,...

Criança é hospitalizada após ser atingida por carro em Guarantã do Norte

O menino, de 12 anos, foi encaminhado para cuidados...

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...
PUBLICIDADE