O supervisor Regional do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso), José Carlos Balbo, esteve na central de jornalismo de Só Notícias e anunciou que a campanha de controle da brucelose está sendo intensificada.
Hoje 7,345 mil cabeças de gado em Sinop precisam ser vacinadas contra a doença. São fêmeas de 3 a 8 meses de idade, que recebem uma única dose em toda a vida. “Em 2004 45% do gado de Sinop foi vacinado. Nosso objetivo é elevar esse número à 100%, da mesma forma da aftosa”, salientou.
Balbo informou que a vacinação contra a brucelose acontece durante todo o ano e até julho de 2006 os criadores que não vacinarem seu gado serão impedidos de comercializar as cabeças. A partir de 2007, novamente aqueles que não vacinarem, serão proibidos de abater a fêmea e punidos com multa.
“Estamos elaborando um projeto para colocar em prática a punição para os criadores que não vacinar seu gado. Só assim vamos conseguir erradicar a doença”, confirmou Balbo.
A brucelose é uma doença que atinge o sistema reprodutor das fêmeas causando aborto, esterilidade e infertilidade. Nas pessoas, que ingerem a carne contaminada, causa dores musculares, renais e de próstata, a descontaminação é feiota com antibióticos. O controle da doença no macho é feito através de exames. A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o macho vai para o abate e o órgão genital é descartado.