Uma equipe do Corpo de Bombeiros fez a análise do projeto e deu aval para ampliação da planta da usina de etanol da empresa FS Bioenergia, localizada em Sorriso, às margens da BR 163. A vistoria é necessária para o aumento da capacidade de produção, de 530 milhões para 810 milhões de litros de etanol por dia.
A equipe de vistoria realizou testes por toda a planta, certificando a regularidade das instalações. “Esta vistoria foi uma grande oportunidade de aprendizado pelas peculiaridades encontradas na edificação”, afirmou, por meio da assessoria, o 1º tenente Alves, chefe da Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP) da 10ª Companhia do Corpo de Bombeiros, que fez parte da equipe de vistoria.
A FS informou, ao Só Notícias, que a ampliação da indústria de etanol de milho da FS, em Sorriso, deverá ser concluída ainda em 2021. A assessoria da empresa confirmou também que, ao final dessa terceira fase de aumento da planta, a capacidade de produção será a maior do Brasil.
A empresa ainda ampliará a capacidade de produção dos demais produtos. A capacidade total será para fabricar até 23 mil toneladas de óleo de milho e gerar até 170 mil megawatts de energia elétrica, que será interligada à rede e será suficiente para abastecer uma cidade de até 80 mil habitantes. A planta de Sorriso ainda produzirá até 720 mil toneladas de DDGs, utilizados na nutrição animal.
A assessoria detalhou também que a planta de Sorriso irá aumentar a capacidade de armazenagem. Hoje, já são duas unidades armazenadoras, porém, uma terceira está em construção. Com essa ampliação, a capacidade total será para estocar até 600 mil toneladas de milho.
A FS já possui uma fábrica de etanol de milho, em Lucas do Rio Verde, inaugurada em 2017 e com capacidade para produção de 530 milhões de litros de etanol por ano. A segunda unidade, em Sorriso, terá investimento total de até R$ 1,8 bilhão.