quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Bombeiros apresentam proposta para instalação de Central de Regulação em Sinop, Sorriso, Lucas e Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A proposta de instalação da Central de Regulação Médica Regionalizada do Corpo de Bombeiros integrando os municípios de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, que fazem parte do Terceiro Comando Regional foi apresentada, ontem, pelo tenente-coronel dos bombeiros, Jean Oliveira, os capitães Eraldo Moura, Leandro e o tenente Daniel Alves, ontem, em Sorriso. O objetivo é criar uma central única e com atendimento avançado nos municípios. A previsão inicialmente de investimentos seria de R$ 6,6 milhões pelo governo do Estado e R$ 1.5 milhão dos para cada município.

O projeto visa a instalação de unidades avançadas, isso é, com a presença de profissionais da saúde como médicos e técnicos de enfermagem, nas unidades de Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum optou pela instalação de mais uma unidade de atendimento básico. Hoje, Sorriso, Lucas e Mutum contam com uma unidade de atendimento básico e Sinop com duas. Para a instalação das unidades será realizado um mapeamento de cada município para buscar dias da semana, horários, locais e faixa etária de envolvidos em acidentes. “A partir desse estudo, que já foi realizado em Sinop, teremos um cenário dos pontos com mais incidência, tipo de veículos envolvidos e grau da gravidade do acidente”.

Ele afirmou ainda que é justamente o grau de gravidade que determinará se haverá necessidade de atendimento básico ou avançado ou ainda com a presença do médico. “Hoje as quatro unidades de bombeiros realizam o Atendimento Pré-Hospitalar, o que alteraria com uma unidade avançada é a possibilidade de realização de manobras invasivas como uma intubação ou a aplicação de medicamentos, visando salvar vidas”.

Além disso, a Central também possibilitaria o acompanhamento do trajeto e tempo de atendimento para que cada viatura chegue ao local. Já está prevista a troca das viaturas dos bombeiros, em setembro.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE