terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Base do Exército em Sinop na operação Verde Brasil tem 160 militares; prefeita manifesta apoio

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: assessoria)

Uma das bases da operação Verde Brasil 2 para combater desmates ilegais e queimadas, com participação do Exército, foi montada em Sinop, com 160 militares, que estão na unidade do Tiro de Guerra, desde a semana passada. “Estamos operando dentro do contexto da operação. Em 6 de maio, o presidente da República, por decreto, autorizou as Forças Armadas a atuarem junto com órgãos de segurança pública e fiscalização no contexto da operação e, simultaneamente, o governador Mauro Mendes solicitou autorização para que as Forças Armadas pudessem  atuar no Estado de Mato Grosso”, explicou o coronel Saulo Ramos de Carvalho, comandante da 44ª Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército.

A prefeita Rosana Martinelli esteve, ontem, na base, conversou com o coronel e manifestou “apoio da Administração, dentro de suas responsabilidades e limites, a apoiar iniciativas dessa natureza”. Carvalho avaliou que o “apoio é fundamental. Essa operação só funciona com o apoio de todos e existe uma sinergia entre os órgaos. E a prefeita dando o apoio para montar a base no Tiro de Guerra é essencial. Uma coisa é operar em Cuiabá, outra é lançarmos uma base de operação avançada em Sinop, mais próxima do ambiente onde vamos operar. O sucesso da operação está decretado por essa proximidade”, considerou.

A prefeita explicou que a prefeitura está “dando esse suporte necessário para essa operação. É uma ação grandiosa, pois não está restrita, apenas, ao Estado de Mato Grosso, mas toda Amazônia Legal e envolve um projeto de fiscalização”, declarou, através da assessoria. “Sabemos que esse trabalho do Exército é fundamental para apoiar as ações de enfrentamento aos crimes ambientais. E compete a nós, enquanto municípios, operarmos, dentro de nossas condições, para colaborar com essa sinergia para enfrentar o desmatamento”, reforçou.

Com 26% dos casos de desmatamento registrados na Amazônia Legal, em abril, Mato Grosso encerrou o quarto mês do ano vice-líder no quesito destruição da floresta. Na lista dos dez municípios mais críticos, Colniza é a sexta colocada.

Uma das primeiras apreensões, conforme Só Notícias já informou, foi entre Marcelândia e Claudia, no Nortão. Três tratores, caminhão e 600 metros cúbicos de toras foram apreendidos.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre presidente de câmara de Jaciara

O vereador e presidente da câmara municipal de Jaciara,...

Celular causa incêndio e residência fica destruída no Nortão

O imóvel de madeira e alvenaria foi totalmente destruído...

Morador fica ferido após ser atacado por cães no Nortão  

O idoso, de 71 anos, recebeu tratamento médico na...
PUBLICIDADE