Uma barragem de mineração se rompeu, hoje, no município de Nossa Senhora do Livramento (480 quilômetros de Cuiabá). A Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) informou que, por meio das coordenadorias de Mineração e Fiscalização de Empreendimentos, identificou que o rio de lama não atingiu drenagens, corpos hídricos ou áreas de preservação permanente (vegetação nativa).
Ainda de acordo com a pasta, a lâmina de aproximadamente 10 cm percorreu apenas áreas já antropizadas, ou seja, destinadas à pastagem ou de uso do próprio empreendimento. A Secretaria de Meio Ambiente divulgou que a empresa foi notificada a paralisar todas as atividades e apresentar relatório circunstanciado apresentando causa e efeito do ocorrido e detalhamento das ações emergenciais em curso para correção total do problema.
Conforme a Sema, o empreendimento possui licença de operação válida até julho de 2021 e atua na extração de ouro, sendo que a barragem onde ocorreu o rompimento é destinada a rejeito composto de material silto areno, com cerca de 80% sólido e 20% de líquido. Ainda segundo a pasta, o rejeito da barragem não possui contaminantes.
Por meio de nota, a Secretaria destacou que “se coloca à disposição da sociedade mato-grossense e reforça seu compromisso com a conservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Estado”.
Também participaram das inspeções a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, a Agência Nacional de Mineração, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), prefeitura de Nossa Senhora do Livramento, a concessionária de energia do estado e uma equipe de profissionais da mineradora.