Um morador flagrou o momento em que a cachopa de marimbondos foi atacada por pica-paus-brancos, neste fim de semana, na Estrada Sabrina, nas imediações do bairro Jardim América. Imagens registradas pelo celular mostram os pássaros (aparentemente filhotes) se reunindo nas proximidades e danificando o ninho para a retirada de larvas, que são parte da dieta do animal.
Foi verificado que o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para o extermínio dos insetos, mas a princípio, não houve interferência direta.
De acordo com dados do Instituto Rã-Bugio (SC), voltado à conservação da biodiversidade, as aves medem entre 24 a 29 centímetros, podendo pesar entre 98 e 136 grama. Podem ser encontradas, vivendo em grupos de 6 a 10 indivíduos (podendo chegar até 20), em áreas campestres, pastos, eucaliptais, capoeiras ralas, buritizais e plantações. Também podem ser avistados no meio urbano, como parques, jardins, áreas arborizadas e outros espaços de paisagismo.
Sua alimentação consiste em larvas, sementes, frutos e mel. Como visto nas imagens, ainda costumam caçar insetos sob a casca, chegando a atacar “casas” de variadas espécies de vespa e abelhas. Também podem ser alvo do pica-pau-branco cupinzeiros e grupos de formigas sobre o solo, segundo detalhado pelo Rã-Bugio.
Durante a reprodução, podem preparar os ninhos em troncos de árvores secas e palmeiras e, às vezes, utiliza uma cavidade natural em rochas, onde põe 3 a 4 ovos brancos e brilhantes. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 35 a 36 dias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.