segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Bando de pica-paus é flagrado destruindo ninho de marimbondos em Sinop; vídeo

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: reprodução)

Um morador flagrou o momento em que a cachopa de marimbondos foi atacada por pica-paus-brancos, neste fim de semana, na Estrada Sabrina, nas imediações do bairro Jardim América. Imagens registradas pelo celular mostram os pássaros (aparentemente filhotes) se reunindo nas proximidades e danificando o ninho para a retirada de larvas, que são parte da dieta do animal.

Foi verificado que o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado para o extermínio dos insetos, mas a princípio, não houve interferência direta.

De acordo com dados do Instituto Rã-Bugio (SC), voltado à conservação da biodiversidade, as aves medem entre 24 a 29 centímetros, podendo pesar entre 98 e 136 grama. Podem ser encontradas, vivendo em grupos de 6 a 10 indivíduos (podendo chegar até 20), em áreas campestres, pastos, eucaliptais, capoeiras ralas, buritizais e plantações. Também podem ser avistados no meio urbano, como parques, jardins, áreas arborizadas e outros espaços de paisagismo.

Sua alimentação consiste em larvas, sementes, frutos e mel. Como visto nas imagens, ainda costumam caçar insetos sob a casca, chegando a atacar “casas” de variadas espécies de vespa e abelhas. Também podem ser alvo do pica-pau-branco cupinzeiros e grupos de formigas sobre o solo, segundo detalhado pelo Rã-Bugio.

Durante a reprodução, podem preparar os ninhos em troncos de árvores secas e palmeiras e, às vezes, utiliza uma cavidade natural em rochas, onde põe 3 a 4 ovos brancos e brilhantes. Os filhotes deixam o ninho com aproximadamente 35 a 36 dias.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE