sexta-feira, 26/abril/2024
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Bancos de Sinop já começaram adequações para atender melhor os clientes

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A determinação da melhoria das estruturas e atendimento geral dos bancos de Sinop, foi cobrada, esta semana, pelo prefeito Nilson Leitão e vereadopres, em reunião com os gerentes das agências do município. O tempo de permanência em filas e a implantação de cadeiras, banheiros, bebedouros e senhas, foram os assuntos discutidos, bem como as exigências da lei municipal principalmente no que se refere ao tempo de espera nas filas.

Os gerentes afirmaram que já estão buscando essas regulamentações, bem como que os setores jurídicos das instituições já foram comunicados sobre a exigência da lei do tempo de permanência nas filas, mas eles se defenderam quanto ao tamanho das filas. Alegam que, muitas vezes os clientes não utilizam os canais alternativos como caixas eletrônicos, instalados não apenas nas agências, mas em outros estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, além da internet. Hoje 90% dos atendimentos podem ser feitos por esses canais alternativos.

Durante a reunião o prefeito disse que encaminhará, na próxima semana, uma equipe de fiscais para fazer uma vistoria nos bancos e um levantamento da adequações necessárias. Após isso, será dado um prazo de 30 dias para que as agências tomem as medidas exigidas. Se depois desse prazo alguma agência não cumprir às normas, esta será penalizada.

“É um prazo bastante flexível. Acredito que todas as agências terão tempo suficiente para fazer as adequações. E é uma cobrança justa, a população precisa de mais conforto e precisa ser bem atendida. Já que os bancos fazem, acima de tudo, um trabalho social, temos a obrigação de cumprir as leis. Quanto às filas, é importante ressaltar que temos um estagiário na agência que faz o trabalho de filtrar as pessoas que chegam e encaminhá-las para o atendimento mais ágil. Por exemplo, alguns clientes não sabem utilizar o caixa eletrônico, então temos alguém que os ensina a fazer isso, o que, conseqüentemente vai diminuir as filas”, disse ao Só Notícias, o gerente de uma agência Tércio Soares da Silva.

“Nós já temos banheiros e já estamos providenciando os bebedouros. Estamos fazendo as adequações o mais rápido possível, para que quando a fiscalização vier estejamos dentro das normas”, disse o gerente de outro banco, Milton Jurandir Santos.

A primeira reunião com os gerentes bancários e a prefeitura foi no último dia 4. As medidas para fazer valer o que determina a lei começaram a ser tomadas depois que a Câmara de Vereadores de Sinop cobrou a resolução do problema. A lei do tempo de permanência nas filas determina que o cliente fique 15 minutos em dias normais e 30 em dias de pagamentos. Mas, na maioria das vezes, o tempo de espera numa fila de banco passa de uma hora.

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