O ex-secretário de Esportes de Mato Grosso Baiano Filho (PPS) acaba de abrir mão de sua candidatura a deputado estadual. Ele se reuniu esta manhã, em Sinop, a portas fechadas, na câmara, com os candidatos a estadual Juarez Costa (PMDB), Dilceu Dal Bosco (PFL) e Gilson de Oliveira (PP) e decidiu recuar da disputa. Os quatro estão na mesma coligação que apóia a reeleição do governador Blairo Maggi. Baiano argumentou que recua da intenção de disputar a vaga para que Sinop tenha chances de eleger ao menos dois deputados estaduais. Hoje Sinop tem um deputado. O ex-secretário também sugeriu que o vice-presidente da Câmara, Gilson de OIiveira (PP) também abra mão de sua candidatura a deputado para aumentar as chances de Sinop eleger dois deputados. Gilson disse que vai conversar com o diretório estadual do partiso sobre o assunto e expôs que há vários compromissos assumidos que dificultariam um recuo de sua candidatura.
Baiano deverá ficar na coordenação de campanha de Blairo na região.
A retirada de sua candidatura vinha sendo discutida desde quando ele deixou a Secretaria Estadual de Esportes. Como naquele período ainda não tinha sido acertada coligação com PMDB e PP, Baiano acertou sua saída da secretaria para que fosse candidato em Sinop fazendo palanque para Blairo. Mas, com a união com as demais siglas, o palanque de Blairo ficou com 4 candidatos a deputado estadual em Sinop.
Na primeira pesquisa Real Dados/Só Notícias, feita entre os dias 8 e 9 deste mês, Baiano apareceu em quarto lugar na intenção de votos, com 4,4% na espontânea.
Com o recuo de Baiano, Sinop passa a ter 5 candidatos a deputado estadual: Dilceu, Gilson, Juarez, Leandro Valendorf (PDT) e Cicero Maciel (PT)