sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Índios voltam a bloquear a BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

Os índios de nove tribos, dentre elas Caiapós, Apiakás, Panará, Terena e Kayabis voltaram a bloquear a BR-163, às 09:55h, de acordo com A Polícia Rodoviária Federal. Caminhões de Câmara Fria, carregados de carne, que vinham de Alta Floresta sentido Sinop, não puderam passar.

Segundo a PRF, os índios não vão permitir nem a passagem de ambulâncias e nem baldeação de ônibus, que ontem foi realizada e amenizou o transtorno de quem precisa se deslocar e passar por aquele trecho, próximo ao município de Itaúba ( 110km ao norte de Sinop).

Apesar da recomendação da PRF para que os motoristas nem se aproximem do local do bloqueio, uma fila já está sendo formada, principalmente por caminhões e carretas. A PRF teme que índios e caminhoneiros entrem em confronto. Os índios, usando pintura de guerra, portam armas artesanais.

Como Só Notícias já informou, o bloqueio indígena começou ontem, em protesto contra o governo federal. Os índios criticam o impacto ambiental e prejuízos para áreas indígenas com a pavimentação da BR-163, querem que sejam atendidas reivindicações de aberturas de estradas de acesso ao parque do Xingú e outras tribos na região, que o governo teria se comprometido em fazer, alé de capacitar índios no combate a incêndios florestais porque, nesta época de seca, é comum acontecer fogo em pastagens de fazendas, vizinhas de áreas indígenas para onde as chamas se alastram.

Os índios colocaram troncos, madeiras, pedras e faixas e dizem que o protesto não tem hora para acabar.

Leia também:
Índios que bloqueiam BR-163 no Nortão querem serem ‘ressarcidos’ de danos ambientais
Índios liberam BR-163 no Nortão até às 10:00h
Índios protestam e BR-163 está bloqueada no Nortão

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE