sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Avião da TAM bateu a 175km/hora no prédio onde morreram mais de 190

PUBLICIDADE

O Airbus-A320 da TAM que sofreu um acidente na última terça (17), em São Paulo, bateu no prédio da TAM Express a 175 km/h para em seguida explodir. Essa informação faz parte dos primeiros dados retirados da caixa-preta pela NTSB (National Transportation Safety Board), em Washington, EUA.

O dado foi repassado a repórteres pelos deputados Marco Maia (PT-RS) e Efraim Filho (DEM-PB), que acompanham os trabalhos da NTSB. Diferentemente de ontem, os parlamentares evitaram comentar o significado desse dado perante a investigação –se ele indicaria que o piloto tentou frear a aeronave, por exemplo.

De acordo com os deputados, no momento em que tocou a pista o avião estava entre 240 km/h e 222 km/h. Na hora em que bateu no prédio da TAM Express, estava a 175 km/h. O choque causou um incêndio de grandes proporções. Cerca de 200 pessoas morreram.

Ontem pela manhã, Efraim chegou a afirmar por telefone a algumas rádios e sites brasileiros que as primeiras análises da caixa-preta mostravam que o piloto do Airbus não tinha tentado arremeter. Entretanto, posteriormente, ele recuou.

Tanto a caixa-preta que grava as conversas no interior da cabine da aeronave quanto a que contém dados do vôo –como altitude e duração– estavam em perfeitas condições. Finda a fase de extração das informações –não todas, mas as que interessam–, os técnicos da NTSB passarão à padronização e à sincronização dos dados dos dois equipamentos. No Brasil, deve ser montada, a partir dessas informações, a reconstituição do acidente.

O relatório final da NTSB pode levar mais de um ano para ficar pronto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

SEMA inaugura fábrica de castanhas em território indígena no Mato Grosso

A secretaria estadual de Meio Ambiente inaugurou uma fábrica...

Bebê de 2 meses morre após se engasgar em Sorriso

Uma bebê de 2 meses e 25 dias morreu...
PUBLICIDADE