
“A região noroeste é muito produtiva e depende do escoamento para chegar até o porto de Miritituba (Pará) também. Estamos nos balizando para cobrar a pavimentação de Aripuanã até chegar em Guarantã do Norte, na BR-163. Nosso maior gargalo desse projeto é a ponte do rio Juruena que é muito extensa. O objetivo é cobrar o asfaltamento no trecho de Guarantã até Alta Floresta passando pela comunidade 5 Mil”, explicou.
De acordo com o empresário, a conclusão da pavimentação das rodovias proporcionará desenvolvimento também no setor de mineração. “Estamos apostando muito que essa ligação entre as regiões é o crescimento da mineração do calcário, por exemplo. São fortes na produção, mas estão comprometidas pela falta de logística. Atualmente, o transporte é feio por Campo Novo dos Parecis até Cuiabá e segue ao porto de Santos (SP). Com o novo eixo de escoamento, seguiria para o porto de Miritituba (PA). Melhoraria muito a questão do preço da saca de soja e na valor da arroba do boi. Começam a ter uma distância menor para chegar ao mercado europeu. Além disso, teríamos menos carretas rodando. O social da região do ‘fundão’ teria desenvolvimento e reduz muito também o valor do frete”, explicou.
A comitiva denomida ‘Estradeiro Noroeste’ será formada por empresários e representantes de entidades. Eles vão sair às 10h de Gurantã e passar pelas quatro rodovias citadas na sexta-feira.


