sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Arara resgatada e tratada no hospital da UFMT Sinop volta à natureza e é flagrada com ‘companheira’

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Valdir Hobus)

Uma arara-canindé resgatada há cerca de dois meses pelo Corpo de Bombeiros e tratada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, foi flagrada, esta semana, com uma companheira em uma palmeira do município. O registro foi feito pelo Grupo de Observadores de Aves de Sinop, e o animal foi reconhecido pela professora da UFMT e médica veterinária do Hovet, Elaine Dione Venega.

A arara (na direita da foto) acabou se chocando contra a fachada de um hotel. Quando foi socorrida, apresentava lesão de extremidade na asa. “Quando recebemos ela, passou pelo protocolo, fizemos exames radiográfico, detectamos lesão e tratamos. Também tinha quadro de convulsão cerebral em relação a pancada”, explicou Venega.

De acordo com a médica veterinária, após certo período, a ave passou a apresentar melhora no quadro. “Conseguiu sair da gaiola e passou para o recinto com acesso ao solário para começar a desenvolver exercício de voo. Estamos passando por reestruturação e momentaneamente tiramos o sombrite do solário, então as aves que estavam nesse espaço tinham acesso a área externa”, salientou.

“Essa arara em particular sempre voava e atraia outras, então pela localização de origem dela, de onde ela teve o trauma inicial e encaminhamento, e também esse comportamento de atração de outros indivíduos enquanto estava conosco, nos deu bastante indícios de que era um animal que fazia parte desse ambiente urbano. Sempre desconfiamos que era de um ninho urbano”, acrescentou.

Segundo Venega, o registro do animal recuperado e levando vida comum na natureza, reforça a importância do trabalho em conjunto feito em Sinop, que envolve o Projeto Arara Canindé, Grupo de Observadores de Aves, UFMT, dentre outros parceiros. “Isso pontua como a gente interligando, fazendo comunicação, grupos, trabalhado, conseguimos fazer um monitoramento e acompanhamento bem interessante dos animais que a gente recebe”, completou.

Esta manhã, conforme Só Notícias já informou, uma arara-canindé foi encontrada na frente de uma residência, no bairro Jardim Botânico. A moradora fez o acionamento do Corpo de Bombeiros, que fez a captura. Não foi detalhado se apresentava algum tipo de ferimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Abertas mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...
PUBLICIDADE