Alunos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estão sofrendo com a fumaça desde o último final de semana. Nos últimos dias, os alunos foram liberados mais cedo por não ter condições de continuar as aulas. Segundo o secretário acadêmico Everton Alves, no sábado passado aconteceu um grande incêndio na reserva florestal que fica nas proximidades da universidade, e quase atingiu a casa de um funcionário que fica nas proximidades. Hoje ainda a fumaça está muito intensa, principalmente no período da noite.
O Corpo de Bombeiros informou que, na semana passada, atendeu um incêndio na mata sendo necessário fazer o aceiro para o fogo não se alastrar. Segundo o comandante do batalhão, major Átila Wanderley da Silva, tudo indica que o fogo foi colocado propositalmente para limpar a área, que ficou queimando por dois dias.
Nesse período as queimadas se alastram muito rápido, devido ao clima seco, fortes ventos e a baixa umidade do ar, Na maioria das vezes a fumaça encobre partes da cidade. Desde o dia primeiro, foram registrados 18 focos de calor só em Sinop. O período de proibição de queimadas segue até o dia 15 de setembro.