O “Projeto Empreender”, desenvolvido pelo Sebrae será retomado em Nova Mutum. A proposta surgiu depois de uma reunião na última terça-feira, dia 09, na Prefeitura Municipal, entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Associação Comercial e Empresarial e Câmara dos Dirigentes Lojistas – ACENM/CDL e a Faculdade Municipal de Nova Mutum – FAMUNM, onde a idéia foi reavaliada. A iniciativa impede o isolamento das empresas, favorece a troca de experiências entre os setores e desenvolve um padrão organizacional e econômico.
Segundo o diretor da Faculdade, James Richard, o empreendedor que adere ao “Projeto Empreender” obtém resultados significativos, como o crescimento dos negócios, desenvolvimento dos trabalhos de capacitação e geração de vendas, assim como agilidade na administração e benefícios junto a fornecedores com descontos e concessões. “O projeto proporciona várias vantagens: facilita a relação empresário fornecedor, melhora a qualidade da empresa e incentiva o treinamento entre colaboradores, além de aumentar da renda das micro e pequenas empresas”, explica.
Para garantir que a ação iniciada pelo “Projeto Empreender” se torne uma dinâmica permanente, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdomir Ottonelli e o secretário executivo da ACENM/CDL, José Chemim, estão participando de uma capacitação promovida pelo Sebrae, em Cuiabá. De acordo com James, a Faculdade também estará prestando os serviços de atendimento aos setores comerciais. “É uma forma contribuirmos com o comércio local e estar colocando os professores em prática diante de seus acadêmicos”, comenta.
O Projeto já havia sido implantado no município e chegou a trabalhar com alguns setores do comércio local. A idéia é retomar as atividades com mais dinâmica e novas propostas de atuação. Um dos primeiros núcleos que devem ser reativados será o dos metalúrgicos, que da vez passada obtiveram resultados mais expressivos. Na seqüência a idéia é incluir os demais núcleos que já vinham sendo trabalhados e também novos interessados.