Em sessão regulatória nesta quarta-feira, a diretoria executiva da Ager (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso), aprovou o reajuste da tarifa do serviço público de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros de característica convencional do Estado de Mato Grosso.
Baseado em estudos elaborados pela Agência, foi fixado os coeficientes tarifários de 0,14, para itinerários com asfalto e 0,20 para itinerários sem asfalto, ou seja, reajuste tarifário de 4,81%. O novo valor começa a vigorar nesta quinta-feira (11.10).
De acordo com o relator do processo do reajuste tarifário e diretor de Transportes da Ager, Marco Prado, as empresas que operam no sistema reivindicavam um reajuste de 9%, mas os estudos elaborados pela Coordenação de Estudos Econômicos da Agência chegou ao índice de 4,81%, mesmo índice de aumento dado no último mês de setembro pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para o transporte interestadual. “Além do reajuste, a Ager vem se estruturando para intensificar a fiscalização e coibir a atuação do transporte clandestino, que inviabiliza o equilíbrio econômico-financeiro das empresas que estão devidamente autorizadas pela Ager para aturarem no sistema de transporte coletivo rodoviário intermunicipal no Estado”, frisou Marco Prado.