Os dirigentes das seleções dos 10 municípios campeões das fases regionais do primeiro Campeonato Estadual Amador reuniram-se hoje, em Cuiabá, com o secretário de Esportes, Baiano Filho. O encontro teve o objetivo de orientar as seleções de Sorriso, Juara, Matupá. Nova Xavantina, Alto Garças, Comodoro, Serra Nova Dourada, Chapada dos Guimarães, Nova Olímpia e Indiavaí, quanto a segurança no campo de jogo, deslocamento de equipes, e locais das partidas.
O campeonato, que passa a fazer parte do calendário oficial, começou dia 02 de setembro, e já contabiliza 140 jogos, com a participação de 80 equipes, eliminadas gradativamente em jogos de ida e volta, no decorrer das rodadas. Nesta segunda fase, marcada pelo cruzamento entre as regiões, classificam-se para a terceira fase, cinco vencedores e mais um por índice técnico.
Baiano Filho, um dos principais idealizadores da competição, fez questão de ressaltar a importância social e econômica do campeonato amador que promoveu o aquecimento do comércio local nas cidades-sede, proporcionou a geração de emprego e renda, a descoberta de novos jogadores, lazer e integração às famílias. “O amador nos surpreendeu em muito, mesmo considerando algumas falhas estruturais e equipe reduzida, mesmo assim trouxemos resultados positivos, reacendemos em alguns municípios o amor pelo amadorismo, reacendemos o calor nos torcedores, técnicos, professores, treinadores, famílias, comerciantes, todos estão envolvidos com o evento”, destacou.
De acordo com Baiano, o projeto para 2008 é incrementar os recursos para o amador ampliando de 80 para 100 o número de seleções participantes, sendo 10 equipes por região, com projeção para o envolvimento dos 141 municípios em um prazo de três anos.
Segundo o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione nesta fase, onde os ânimos de equipes e torcedores estão acirrados, os dirigentes e prefeitos deverão prezar pela segurança nos campos de jogo. “O evento é para a integração social, o lazer da família, idosos, crianças, e ficamos muito contentes em ver que o amador se tornou a principal atração nas tardes de domingo no interior, e precisamos preservar isso”, orientou Carlos Orione.
O primeiro campeonato estadual amador tem o objetivo de descobrir novos talentos, promover o resgate do futebol amador e a integração entre municípios, atletas e profissionais, e o lazer à população.
A Secretaria de Estado de Esportes registrou um público estimado de 140 mil pessoas, nas 140 partidas realizadas nesta primeira fase. O encerramento será no dia 02 dezembro, com a entrega de um carro 0km ao campeão, e uma moto 125cc para o vice. Caso confirmada a implantação da Segunda Divisão do Campeonato Estadual, em 2008, campeão e vice do Amador 2007 terão vagas garantidas.