O Vasco não foi feliz na partida de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana. Jogando nesta quarta-feira no Estádio Azteca, o time brasileiro foi derrotado pelo América do México por 2 a 0.
Agora o clube brasileiro precisa de uma vitória por três gols de diferença para garantir a classificação na partida de volta que acontecerá no próximo dia 24 em São Januário. Se devolver o placar desta quarta-feira, a equipe leva a decisão para os pênaltis. Agora o Vasco volta a jogar neste domingo contra o Botafogo, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.
A partida começou com o América bem mais agressivo, forçando o jogo pela esquerda com Mosqueda, que se aproveitava das avançadas de Wagner Diniz, que chegou a chutar com certo perigo para o gol mexicano aos três minutos. Apesar do domínio, o time da casa quase não concluía e só aos 17 minutos é que o América criou um lance de perigo, com um chute de Mosqueda. No minuto seguinte, uma hesitação entre Jorge Luiz e Sílvio Luiz quase permitiu que Castroman marcasse o primeiro gol.
Aos 19 minutos, o América deu outro susto na defesa vascaína com uma cabeçada de Mosqueda que passou muito perto da trave direita. Aos 21 minutos, Leandro Amaral recebeu passe perfeito de Conca e foi para chão dentro da área, mas o árbitro uruguaio Martin Vasques não deu a penalidade. Aos 28 minutos foi a vez de o time mexicano reclamar. Roberto Lopes se enroscou Argüello dentro da área, mas Martin Vasquez mandou a jogada seguir.
Até o final do primeiro tempo, o time brasileiro continuou muito defensivo, enquanto o América atacou o tempo todo, mas sem conseguir criar jogadas de perigo.
O América voltou para o segundo tempo com muito mais agressividade. E logo no primeiro minuto, o goleiro Sílvio Luiz defendeu uma cabeçada de Fernandez. No minuto seguinte, foi a vez de Wagner Diniz mandar para escanteio e evitar o gol. O time da casa manteve a pressão e Castroman entrou livre e concluiu, mas Sílvio Luiz fez grande defesa, mandando para escanteio.
Aos cinco minutos, o América marcou seu primeiro gol através de Davino, que subiu mais que a defesa do Vasco na cobrança de escanteio para colocar a bola nas redes vascaínas. Mesmo com a vantagem, o time mexicano não reduziu sua pressão e levantando bolas na área de Sílvio Luiz que mostrava muita insegurança nas saídas. Aos 10 minutos, Júlio Santos levantou o pé muito alto e atingiu Fernandez, sendo expulso pelo árbitro uruguaio. Logo depois, Castroman ganhou na corrida de Perdigão, mas chutou para fora quando tinha tudo para marcar o segundo gol.
O técnico Celso Roth gastou todas as suas substituições para tentar compensar a inferioridade numérica, mas o Vasco só conseguia preocupar a defesa mexicana quando a bola estava nos pés de Leandro Amaral. O América continuou dominando e chegou ao segundo gol aos 32 minutos, através de Lopes, que só escorou um passe perfeito de Oscar Rojas. O América quase marcou o terceiro aos 35, mas o zagueiro Jorge Luiz salvou após defesa parcial do goleiro Silvio Luiz. No último lance, Andrade cobrou falta com violência, mas Ochoa fez grande defesa garantindo a boa vantagem da sua equipe.