Mesmo jogando pela fase classificatória da Série B, Portuguesa e Grêmio fizeram, neste domingo, um duelo bastante disputado no reencontro dos finalistas do Campeonato Brasileiro de 1996. Assim como naquele 15 de dezembro, quando venceu por 2 a 0, o estádio Olímpico e foi campeão, o Tricolor derrotou a Lusa, desta vez por 2 a 1.
Este resultado negativo adia a classificação do clube paulista para a segunda fase da competição. A Portuguesa permanece com 30 pontos, e cai para o quinto lugar na tabela de classificação, precisando de apenas mais três pontos para obter a vaga. Com 32 pontos, o Grêmio assume a vice-liderança da Segundona, precisando de apenas mais um triunfo para seguir na disputa do acesso.
Os primeiros minutos da partida mostraram o que seria o jogo durante todo o restante do tempo. Lusa e Grêmio partiam para cima e tentavam ameaçar em jogadas de velocidade. Apesar de ter o apoio de sua torcida, a equipe rubro-verde foi surpreendida com o primeiro gol do adversário.
Aos 22 minutos da etapa inicial, depois de grande troca de passes no setor ofensivo, Marcelo encontrou Anderson na esquerda e o atacante mandou forte, sem defesa para Gléguer. Este foi o quarto gol de Anderson no campeonato.
A Portuguesa pareceu não ter se abatido, no entanto, apenas 10 minutos depois levou o segundo gol. Sandro acha Depois de receber, livre na entrada da área, passe de Samuel, Marcel arrematou no canto direito do arqueiro do time paulistano.
O time do técnico Giba reagiu no início da etapa complementar. Em jogada de contra-ataque, o atacante Leandro Amaral chutou e a bola desviou em Escalona, antes de encobrir o goleiro gremista Galatto.
A partir daí, os donos da casa exerceram forte pressão sobre os comandados do técnico Mano Menezes. No entanto, o Tricolor de Porto Alegre soube segurar a posse de bola no campo de ataque e garantiu mais três pontos. Na próxima rodada, dia 26, pegam o Vila Nova, em casa. Já a Lusa visita o Paulista no dia 27.