quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Segundona: Grêmio vence freguês Criciúma e está entre os oito

PUBLICIDADE

Bem que poderia ser regra: toda vez que o Grêmio precisar de uma vitória para se reabilitar, é só chamar o Criciúma. Foi com uma vitória sobre os catarinenses, em 2003, que o time gaúcho escapou do rebaixamento. E foi diante do Tigre, em junho do ano passado, o último triunfo gremista fora de casa. Até este domingo, quando venceu novamente no estádio Heriberto Hulse: 2 a 0, pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Todos os gols saíram no segundo tempo. Saulo, zagueiro do Criciúma, fez contra logo aos três minutos – curioso é que foi o segundo gol do zagueiro contra um time gaúcho na Série B: ele também deixou o seu na vitória do Caxias por 3 a 1, na primeira rodada. Samuel, aos 17 minutos

Com o resultado, o Grêmio deixa a zona de rebaixamento e atinge pela primeira vez a zona de classificação: é o oitavo lugar, com seis pontos ganhos ao lado de Avaí, Barbarense e Paulista. Já o Criciúma permanece na penúltima posição, com três pontos.

Na quinta rodada da Série B, o Criciúma vai até o Recife, onde encara o Náutico na próxima sexta-feira, às 20h30, no estádio dos Aflitos. O Grêmio também joga fora de casa: em Campinas, contra o Guarani, no sábado, às 16 horas.

O jogo – A novidade do Criciúma foi a escalação de Fernandinho, parado por oito meses após uma cirurgia no joelho. O meia mostrou-se recuperado logo aos três minutos, ao arriscar um chute forte. O estreante Galatto, de 22 anos, fez boa defesa. Apesar do início equilibrado, foi o Criciúma que começou com as melhores oportunidades: três minutos depois, Luciano cabeceou após cobrança de falta e mandou a bola no travessão.

As duas equipes mostraram disposição para vencer e sair das últimas posições. Mas o Criciúma mostrou-se pouco preocupado com a defesa, abrindo espaço para o contra-ataque gremista. O garoto Anderson, que jogou como atacante, perdeu duas grandes oportunidades de abrir o placar. Uma aos 15 minutos, ao receber passe de Bruno, avançar na área e chutar para fora. A outra aos 22 minutos, quando arrematou bem perto da trave.

Fraco na zaga, mas esforçado no ataque: os donos da casa desperdiçaram ótima chance aos 29 minutos, quando Éder cabeceou após cobrança de falta. Galatto, fora de ação, viu Bruno salvar o Grêmio em cima da linha. A essa altura, o jogo ganhou em velocidade, com chances de gol para os dois lados.

Parecia que todos já sabiam: o gol do Grêmio saiu graças a uma falha da defesa catarinense. Anderson lançou Samuel na área e Saulo, tentando cortar de cabeça, fez contra, logo aos dois minutos da etapa complementar. Isso porque logo aos 26 segundos o goleiro Roberto espalmou um bom chute de Samuel – o gol dos gaúchos era mesmo questão de tempo.

O Grêmio ampliou aos 17 minutos. Paulo Ramos acionou Samuel na área. O atacante, consciente, viu a saída do goleiro e finalizou no canto esquerdo. O segundo gol não esfriou o jogo: as duas equipes continuaram no ataque, mantendo a partida equilibrada e aberta.

Com o placar favorável, o técnico Mano Menezes sacou o meia Bruno e colocou o zagueiro Marcus Vinícius. Ainda faltavam dez minutos para o fim do jogo quando os torcedores do Tigre, que esperavam comemorar os 58 anos do clube com vitória, começaram a deixar o estádio. Não viram nada além das boas defesas de Galatto diante do esforço de Rodrigo e Ricardo Lobo no ataque.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com reservas, Flamengo toma gols de brasileiros e perde do Bolívar pela Libertadores

O Flamengo ficou em situação complicada na briga pela...

Mixto anuncia goleiro com passagens pelo futebol paulista

O Mixto anunciou hoje a contratação do goleiro David...
PUBLICIDADE