O incômodo que o América-RN causava aos santistas acabou. Neste domingo, no Machadão, os comandados de Wanderley Luxemburgo enfim se vingaram da derrota sofrida em casa para os nordestinos, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. E com goleada: 4 a 1.
Curiosamente, três dos gols do Santos foram marcados por atletas que não estavam no clube na época da vitória do América-RN. Petkovic anotou pela primeira vez com a camisa do Peixe. O artilheiro Kléber Pereira chegou às redes em dois belos lances. Rodrigo Tabata fechou o placar e Ney Santos descontou.
O resultado fez o Santos subir para o sexto lugar do Nacional. Com 33 pontos, a equipe da Vila Belmiro está apenas três atrás do Palmeiras, último da zona de acesso à Copa Libertadores. A situação do América-RN é desesperadora. O time nordestino soma 10 pontos e é o lanterna.
As duas equipes voltarão a campo no meio de semana. O Santos receberá o Atlético-PR na quinta-feira, contando novamente com Pedrinho, que cumpriu suspensão neste final de semana. Será o último jogo antes do clássico contra o Corinthians. Já o América-RN enfrentará o Figueirense, quarta-feira, em Florianópolis.
Neste domingo, o América-RN apostou em esquema mais ofensivo para se manter como carrasco do Santos no Brasileirão. Os donos da casa contavam com o técnico Marcelo Veiga no banco de reservas, experiente por enfrentar o Santos nas semifinais do Campeonato Paulista com o Bragantino.
A estratégia parecia surtir efeito nos primeiros minutos, quando o América-RN conseguia equilibrar a partida. Mas não demorou muito para o Peixe colocar em prática seu teórico favoritismo. Vitor Júnior e Petkovic encontravam espaços para criar no meio-campo, apoiados por Kléber e Baiano nas laterais.
Aos 20 minutos, o sérvio preferiu resolver sozinho. Avançou com liberdade, clareou e arriscou o chute. Bola nas redes. Petkovic abriu um largo sorriso e correu para comemorar seu primeiro gol pelo Santos. A partir de então, o time de Luxemburgo cresceu e ganhou confiança, enquanto o América-RN se abateu.
Bastaram cinco minutos para o Alvinegro ampliar. Kléber Pereira recebeu lançamento dentro da área, cortou o defensor Robson duas vezes e finalizou entre as pernas do goleiro Gléguer. Golaço. Para piorar a situação dos donos da casa, o veterano Souza se machucou após bom chute de longe e foi substituído por Wesley Brasília.
No intervalo, Marcelo Veiga fez nova alteração no América-RN, mas desta vez por vontade própria. Trocou Robson Lopes por Ney Santos. Não adiantou. Em menos de um minuto, Petkovic acionou novamente Kléber Pereira, que encobriu Gléguer para marcar seu segundo gol no jogo.