Na estréia do técnico Lori Sandri, o Paraná Clube conseguiu desencantar no Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o Tricolor voltou a marcar gols, voltou a ver o artilheiro Josiel marcar e, principalmente, voltou a vencer na competição nacional depois de sete rodadas. O time paranaense bateu o Juventude por 3 a 1 e subiu da 15ª para a 12ª posição na tabela. Já time gaúcho segue na vice-lanterna e cada vez mais próximo do rebaixamento.
Contando com o apoio da torcida, que compareceu em bom número ao estádio da Vila Capanema, o Paraná foi para cima do Juventude desde o começo da partida. Com isso, o gol do time da casa não demorou a sair. Com apenas 4 minutos do primeiro tempo, depois de boa cobrança de escanteio, Beto marcou de cabeça para o Tricolor paranaense.
Mais que o primeiro gol do time, esse tento foi importante para o Paraná porque quebrou um jejum de cinco partidas, quase um mês, que o clube não marcava no Campeonato Brasileiro. A última vez havia sido na derrota por 3 a 1 para o Atlético Mineiro no dia 29 de julho, pela 15ª rodada da competição nacional.
O time da casa continuou pressionando depois de ter aberto o placar. Com 8 minutos da etapa inicial, o artilheiro do campeonato Josiel puxou um bom contra-ataque e tocou para Everton, mas o meia chutou para fora. Apenas quatro minutos depois, Everton teve outra boa chance na cara do gol, mas o goleiro Michel Alves fez boa defesa.
Com toda essa pressão, o segundo gol do Paraná Clube era questão de tempo, e saiu aos 17 minutos do primeiro tempo. Depois de cobrança de falta lateral, o zagueiro Wescley desviou contra o próprio gol e marcou para o Tricolor paranaense. No entanto, o juiz da partida creditou o gol para Everton, que cobrou a falta. Mas pareceu que esse segundo gol fez o Juventude acordar na partida e começou a atacar com mais qualidade.
Com 30 minutos do primeiro tempo, o zagueiro do Daniel Marques colocou a mão na bola, dentro da área, e o árbitro da partida marcou pênalti para o time visitante. Wescley cobrou muito bem e marcou o primeiro do Juventude, se redimindo do gol contra. Depois de diminuir o placar, a equipe de Caxias do Sul passou a dominar o meio campo e teve as melhores chances até o final do primeiro tempo.
O Juventude ainda tentou começar o segundo tempo da mesma maneira que terminou o primeiro, dominando o jogo, mas o Paraná foi mais uma vez fulminante. Logo aos 2 minutos da etapa complementar, depois de boa tabela com Vandinho, Josiel recebeu boa bola e, na cara do gol, teve calma para fuzilar e marcar o terceiro gol do time da casa.
Esse foi o 13º gol de Josiel no Campeonato Brasileiro, se isolando na artilharia da competição nacional. Mais que o terceiro tento do Paraná Clube, esse gol também fez com que o atacante acabasse com um jejum de oito partidas sem marcar no torneio. O último havia sido contra o Flamengo, quando ele anotou os dois gols da vitória por 2 a 1, no dia 19 de julho, pela 12ª rodada da competição nacional.
Após marcar o terceiro gol, o Paraná recuou e deixou o Juventude dominar a posso de bola. Mas a equipe da Serra Gaúcha não conseguia converter esse domínio em chances de gol. Ainda por cima, dava boas chances de contra-ataque para o time da casa, que continuava chegando com perigo ao gol de Michel Alves.