Em um dos jogos mais decisivos da rodada, a Portuguesa recebeu o Sport e conseguiu um empate que não adiantou em nada. Com a vitória do Náutico em cima do Atlético Paranaense, a Lusa acabou rebaixada para a Série B com uma rodada de antecipação, já que o Timbu a ultrapassou em número de pontos e não há mais chances de se manter na primeira divisão.
Os artilheiros Edno e Jonas marcaram os gols da Portuguesa. Márcio Goiano e Fumagalli balançaram as redes para o time de Pernambuco. Este último marcou o milésimo gol do Brasileirão-2008. Com 38 pontos ganhou, o time paulista cumprirá tabela na próxima rodada contra o Cruzeiro, que ainda sonha com uma vaga na Libertadores. Já o Sport aumentou para 49 e planeja o time para a Libertadores do ano que vem.
O jogo
A Lusa começou pressionando, principalmente com Edno, que tentou alguns lançamentos. Porém, no momento em que o time do Canindé mais atacava, quem abriu o placar foi o Márcio Goiano, aos 11 minutos, que aproveitou um cruzamento e cabeceou sem chance para o goleiro Gottardi. Um lance polêmico ocorreu aos 12 minutos, quando Jonas invadiu a área do Sport e foi derrubado pelo goleiro Magrão. Os jogadores da Lusa reclamaram por pênalti, mas o árbitro Elmo Resende Cunha não marcou nenhuma infração.
Entretanto, a Portuguesa não se intimidou com o gol e conseguiu o empate aos 17 minutos do primeiro tempo, após uma jogada de Athirson pela esquerda, que tocou para Edno, o melhor da partida até aquele momento, chutar de primeira e estufar as redes dos pernambucanos. Depois de conseguir empatar, o time da casa voltou a jogar bem e Fellype Gabriel, aos 26 minutos, colocou uma bola na trave do goleiro Magrão.
A sorte parecia estar do lado do Canindé e Jonas, aos 32 minutos, virou para a Lusa, depois de aproveitar um cruzamento pela direita de Patrício e, de cabeça, fazer 2 a 1. A defesa do Sport bobeou e permitiu a virada, no momento em que a Lusa dominava o jogo. Na comemoração, o atacante tirou a camisa e acabou levando cartão amarelo.
O Sport ainda teve uma falta perigosa para cobrar no final da primeira etapa, desperdiçada por Carlinhos Bala, que chutou a bola na barreira, aos 35 minutos. Durval também quase empata aos 39, batendo uma falta em que ninguém subiu para o cabeceio e Gottardi defendeu no reflexo.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Nelsinho Baptista fez duas alterações: Fumagalli entrou no lugar de Fábio Gomes e Junior Maranhão substituiu Elias. Mas quem voltou pressionando foi a Lusa. Edno chegou a anotar o terceiro gol, aos 9 minutos do segundo tempo, mas o árbitro assinalou impedimento. Três minutos depois, Ediglê se enrolou com a bola e perdeu uma grande chance de ampliar o resultado.
Mas, mais uma reviravolta aconteceu e Fumagalli, aos 29 minutos, empatou a partida. Carlinhos Bala lançou para a área da Portuguesa e o atacante marcou de cabeça, após falha de Rai. Esse goi foi o milésimo gol do Brasileirão 2008.
No final, Edno quase faz o terceiro aos 46 minutos mas perdeu a chance, acabando com as esperanças da Lusa na competição.