PUBLICIDADE

Grêmio goleia Ipatinga e adia decisão do Brasileirão para última rodada

PUBLICIDADE

A decisão do título do Campeonato Brasileiro só sairá na última rodada. Neste domingo, mesmo jogando fora de casa, o Grêmio fez sua parte na disputa e derrotou o Ipatinga por 4 a 1 de virada. Assim, o time do técnico Celso Roth conseguiu diminuir um pouco mais a diferença que tem para o líder São Paulo e adiar por sete dias a definição do torneio, que só irá conhecer seu vencedor no próximo final de semana.
O resultado no Vale do Aço garantiu, porém, o Tricolor dos Pampas na Copa Libertadores de 2009. Com 69 pontos, a equipe não pode mais ficar de fora das quatro primeiras colocações do Brasileirão – o Flamengo, que empatou com o Goiás no Maracanã por 3 a 3, é o quinto colocado com 64 pontos. De quebra, o time do Estádio Olímpico ainda se beneficiou do empate por 1 a 1 do São Paulo com o Fluminense, que deixou o time de Muricy Ramalho com 72 pontos.

Mas nem só de festa gremista foi o jogo do Estádio Epaminondas Mendes Brito: o resultado ainda rebaixou matematicamente o Ipatinga, que já vinha agonizando desde o começo do campeonato. Com a derrota, o time do Vale do Aço termina a rodada com 34 pontos, e já não tem chances de ultrapassar o Atlético-PR – atualmente o 16º colocado com 42, e virtualmente o último dos times a se garantir na Série A do ano que vem.

O Grêmio começou a partida pressionando, mas quem saiu na frente foi o Ipatinga. Logo aos cinco minutos, após cruzamento rasteiro pela direita, a defesa porto-alegrense se enrolou e permitiu que a bola sobrasse para Pablo Escobar, que precisou apenas tocar para o gol e abrir o placar. Ainda assim, o Tricolor gaúcho se manteve no ataque, principalmente com Tcheco – o camisa dez cruzou na cabeça de Pereira aos nove e articulou o contra-ataque aos 11, mas sem sucesso em ambas as ocasiões.

Não foi, porém, com Tcheco que o Grêmio chegou ao empate. Aos 13 minutos, após receber passe de Souza, Jean se esticou na esquerda e cruzou pela linha de fundo. Na área, mesmo em meio à marcação, Marcel encontrou espaço e cabeceou para o fundo do gol de Fred, igualando o marcador no Ipatingão. Mais tarde, também de cabeça, Pereira quase conseguiu a virada, mas mandou o cruzamento pela direita por cima do travessão.

Como a estratégia do cruzamento estava dando certo, os gaúchos continuaram apostando nela – e se deram bem. Aos 24 minutos, quem levantou a bola na área foi Souza, e quem cabeceou foi Jean, que subiu na saída do goleiro Fred e desviou para decretar a virada. Aí, cinco minutos mais tarde, a defesa do Ipatinga errou a saída da bola, permitiu que William Magrão recebesse a bola e tocasse para Marcel, na cara do gol. Resultado: 3 a 1 no Ipatingão.

O Tigre do Vale do Aço ainda tentou reagir no primeiro tempo, mas Ferreira, aos 32; Léo Oliveira, aos 35; e Adeílson, aos 38, não aproveitaram suas oportunidades. Do lado gaúcho, o escanteio cobrado por Souza aos 36 minutos não encontrou a cabeça de nenhum companheiro na área, diferente do que vinha acontecendo até então. Também por cima, Ferreira recebeu a assistência de Pablo Escobar, mas desperdiçou uma chance preciosa para o Ipatinga aos 43 minutos.

Nem mesmo o intervalo, porém, diminuiu o ímpeto do Grêmio, que voltou a balançar as redes logo aos nove minutos da segunda etapa: após mais um levantamento na área, Jean ajeitou de cabeça para o zagueiro Léo, que se aproveitou da indecisão da defesa quadricolor e escorou na direita para fazer o quarto gol. Abatido, o Ipatinga só voltou a assustar o goleiro Victor aos 21 minutos, em forte chute de Muller da entrada da área – o camisa um do Grêmio, porém, conseguiu se esticar e espalmar para fora o tiro.

Com o destino do Ipatinga já selado em campo, nada mais restava aos dois times a não ser aguardar o final da partida, quando o Grêmio saberia se ainda poderia ser campeão ou não. Os mineiros ainda tentaram na base da bola aérea, em escanteio aos 31 que a defesa gremista afastou. Nenhum dos dois lados, porém, voltou a cercar os gols adversários com perigo. Pior: o clube mineiro ainda perde o zagueiro Silvio, expulso, aos 41 minutos do segundo tempo.

Derrotado e rebaixado, o Tigre terá ao menos a chance se despedir da Série A no Maracanã, onde enfrentará o Fluminense no próximo domingo às 17 horas (horário de Brasília). Nos mesmos dia e horário, o Grêmio irá receber o Atlético-MG no Olímpico, decidindo se irá ou não confirmar o título de campeão brasileiro que esperava confirmar ao terminar o primeiro turno na liderança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE