O nadador Gleidson Favaretto, 18 anos, que estreou nas piscinas através da escolhinha municipal em Nova Mutum e hoje integra a seleção matogrossense, garantiu o benefício Bolsa Atleta para 2011, através do resultado da equipe de revezamento que ficou em 5º lugar no Campeonato Brasileiro Interfederativo Junior, realizado em Anápolis (GO).
A classificação era um pré-requisito para o incentivo do Governo Federal. Gleidson vai receber R$ 800 mensais, que auxiliarão no custeio de seus treinamentos. Em maio, o atleta mudou-se para Cuiabá, com o objetivo de investir na sua carreira e, hoje, integra a equipe de uma academia tradicional.
Na piscina, Gleidson nada todos os estilos, mas sua especialidade é o nado peito. De acordo com o professor Bruno Gomide, que acompanhou o início de Gleidson, entre 2007 e 2009, trata-se de um jovem com potencial. "Prova disso, são as inúmeras medalhas conquistadas em competições que participamos", disse. Merciane Santos, atual coordenadora da escolhinha, explicou que ele sempre foi dedicado. "Treinava pela manhã e à noite para melhorar seu desempenho", contou. Hoje, em Cuiabá, ele é acompanhado pelo professor Jefferson Neves.
A escolinha municipal de natação conta com aproximadamente 240 alunos. 108 são das equipes de aperfeiçoamento e treinamento e os demais estão na iniciação. As aulas acontecem nas piscinas das escolas estadual José Aparecido Ribeiro e municipal Lucia Faccio Tasca. O serviço, disponibilizado pela secretaria municipal de Esportes e Lazer, através do programa Despertando Talentos, não tem custo para os participantes.