O governo federal suplementou em R$ 597,8 milhões o orçamento em favor dos Ministérios de Minas e Energia, dos Transportes, da Integração Nacional e das Cidades. Os recursos destinam-se ao atendimento de diferentes programas estabelecidos pelos órgãos da União, com a finalidade de custear obras de infraestrutura, melhorias em estradas, reforma agrária, desenvolvimento da agricultura, bem como outras. Para Mato Grosso é destinado a custear ações na área de infraestrutura, como por exemplo, a manutenção de trechos rodoviários federais. Uma parcela de R$ 425 mil contemplará a pavimentação da BR-163, entre Guarantã do Norte com a divisa do Pará. Outra parcela, no mesmo valor, será para a construção de trecho rodoviário no entroncamento da BR-163, em Campo Verde, com Mirituba, na BR-230, no Pará.
De acordo com a União, para garantia dos recursos em geral, anularam-se outras dotações orçamentárias. No Estado, a agricultura figura entre as principais bases econômicas. A estrada federal representa um dos principais canais de escoamento da produção agrícola para a unidade vizinha, mas, que em virtude das condições de trafegabilidade, tem feito o setor produtivo amargar prejuízos, em especial nas épocas de chuvas, quando atoleiros tornam-se frequentes e costumam atrasar a entrega das mercadorias nos portos.
O asfaltamento começou ainda em 2008. O orçamento (referencial 2007) previa investir mais de R$ 49 milhões. Envolve um amplo e complexo processo devido à necessidade da detonação de rochas para reduzir a inclinação ou alargar a rodovia até a inserção da camada asfáltica. Este ano, a pavimentação foi suspensa nos meses iniciais devido ao excesso de chuvas na região. Militares foram dispensados de seus postos para retornarem mediante a melhora nas condições climáticas.
Entidades do setor produtivo mato-grossense já cobraram do governo mais condições para escoamento da produção agrícola, bem como políticas de investimento em infraestrutura, em especial na BR-163. No campo, os reportes do Estado evidenciam a necessidade de se melhorar as condições de logística.
Somente para a soja, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou, no último levantamento de safra, uma produção superior a 18,7 milhões de toneladas, ou seja, 4,5% acima do verificado em 2008/09. A produção de arroz, por exemplo, foi estimada em 742,7 mil toneladas. Em algodão, outros 1.576,1 mil toneladas. A maior expectativa para término da obra da BR-163 recai sobre o barateamento do frete. Fora das fronteiras de Mato Grosso, a pavimentação também segue pelo Pará. Serão mais de mil quilômetros da rodovia, desde Guarantã do Norte, até Santarém, no Estado vizinho, atingindo uma das regiões economicamente mais ricas em recursos naturais. Desta extensão total, 25 quilômetros inseridos no território mato-grossense já estão prontos.