Onze dias após sua última partida, a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, o Grêmio voltou ao Estádio Olímpico, desta vez para jogar contra o Barueri, e precisou apenas de um tempo para somar mais três pontos. Em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor fez 4 a 2 nos paulistas.
Com o jovem Douglas Costa formando dupla ofensiva com Máxi López, o Grêmio começou a partida com muita superioridade, tanto que, logo aos seis minutos de bola rolando, o garoto recebeu bom passe de Fábio Rochemback e esbanjou categoria para vencer o goleiro Renê.
O empate do Barueri ficou próximo de acontecer cinco minutos mais tarde, mas Val Baiano parou no travessão. Apesar do susto, os donos da casa continuaram no ataque e ampliaram a vantagem aos 18, em um golaço de Adílson, que acertou lindo chute de fora da área.
Sob os pedidos da torcida tricolor pela permanência do treinador interino Marcelo Rospide, o Grêmio chegou ao terceiro gol. O meia Souza fez bela jogada, passou pelo zagueiro Xandão e bateu com força, sem dar chances ao arqueiro adversário.
Ainda antes do intervalo, os gaúchos ficaram próximos de transformar a vitória em goleada, mas o zagueiro Réver perdeu gol incrível, após receber passe de Máxi López.
Para o segundo tempo, Rospide colocou Tcheco na vaga de Maylson. Em sua despedida do clube, já que deverá se transferir para o Corinthians em 2010, o camisa 10 recebeu a faixa de capitão do goleiro Victor. Do lado do Barueri, voltaram os mesmos 11 jogadores.
Sem a mesma pegada da primeira etapa, o Grêmio viu o Barueri diminuir o marcador. Aos dez minutos, Fábio Rochemback derrubou Flavinho dentro da grande área: pênalti. Na cobrança, Val Baiano chutou com força e chegou ao seu 17º gol no Campeonato Brasileiro.
O gol animou os paulistas, que fizeram o segundo gol aos 33 minutos, Thiago Humberto fez a jogada, o goleiro Victor falhou e a bola sobrou com o artilheiro Val Baiano, que agora está com apenas um gol a menos que Adriano. Mas a reação da Abelha parou por aí e, no final da partida, ainda viu suas redes serem balançadas mais uma vez, por Máxi López.
Com a vitória por 4 a 2, o Grêmio chegou aos 55 pontos e permaneceu na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com uma das vagas para a Copa Sul-Americana do ano que vem assegurada. Já o Barueri continuou em 11º, com 48 pontos conquistados.