Dezenove municípios mato-grossenses serão beneficiados com o Projeto Esporte e Lazer lançado ontem, na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde. O ato teve a participação do professor e capacitador Ari Lazzarotti Filho, representante do Ministério do Esporte, órgão responsável pelo projeto, do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sirineu Moletta, e de autoridades de todos os municípios envolvidos.
Na seqüência, Lazzarotti deu início ao curso de formação dos agentes locais que irão atuar nos programas e projetos que terão andamento em Água Boa, Barra do Bugres, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Jaciara, Jauru, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Santa Helena, Novo Horizonte do Norte, Poconé, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Cada município enviou sete representantes para participarem das atividades de capacitação, que se estenderão até quinta-feira, totalizando uma carga de 32 horas. O Ministério do Esporte também se comprometeu a fazer o repasse de um recurso pouco superior a R$ 800 mil, que será dividido igualitariamente entre as 19 prefeituras para a implementação de seus projetos nas áreas de esporte e lazer.
A iniciativa para a realização da parceria com órgão federal partiu de um pequeno grupo de secretarias municipais do Médio-Norte do Estado e, posteriormente, outras prefeituras interessadas foram sendo incluídas no processo. Em Lucas do Rio Verde, as secretarias de Educação e Cultura e de Esporte e Lazer vão desencadear ações conjuntas.
O convênio prevê ainda o recebimento de materiais e equipamentos, tais como bolas, redes, filmadoras, câmaras digitais, que serão utilizados nas diversas atividades propostas pelos agentes locais para suas comunidades.