Não foi desta vez que o Internacional estreou com vitória em uma Copa Libertadores da América. O time cedeu o empate por 1 a 1 ao Union Maracaibo, nesta quinta-feira, na Venezuela, aos 43min do segundo tempo.
É a sexta participação no torneio continental do time colorado, que já foi finalista,em 1980, mas nunca venceu o primeiro jogo.
Foram quatro empates – além do jogo desta quinta-feira, o Inter ficou na igualdade com o Corinthians (1 a 1 em 1997), Vasco (0 a 0 em 1980) e Flamengo (0 a 0 em 1993) – e duas derrotas – para o Cruzeiro (4 a 5 em 1976) e Bahia (1 a 2 em 1998).
O resultado põe a equipe gaúcho na vice-liderança do Grupo 6 ao lado do próprio Union Maracaibo, com 1 ponto.
O lateral Ceará abriu o placar para a equipe brasileira aos 3min do segundo tempo, num chute de fora da área. Maldonado empatou no fim da partida, ao pegar rebote após falha do goleiro Clêmer.
O jogo
O Inter Colorado começou jogando na frente, embora sem ataques perigosos. O Maracaibo, aos poucos, foi equilibrando a partida até dominar o time gaúcho.
Cáceres e Andrés González por pouco não abriram o placar, já que Clemer salvou chute do primeiro e viu a bola raspar sua trave na batida do segundo.
A força venezuelana, porém, foi diminuindo. O Inter, então, quase pulou à frente no placar aos 27minutos, mas a cabeceada de Fernandão passou à esquerda do goleiro Angelucci.
Na seqüência, o atacante colorado entrou na cara do gol, mas na hora do chute foi desarmado. A melhor chance do Inter e do jogo foi no último minuto da etapa inicial. Em bola levantada pela direita, Fernandão, livre, cabeceou para fora.
A postura do Inter na etapa final foi como a da primeira: ditando o ritmo de jogo. Mas desta vez o time chegou ao gol. Aos 3min, Ceará pegou rebote na entrada da área e fuzilou no canto direito do goleiro: 1 a 0.
O jogo ficou fácil para o Inter construir uma goleada, mas o time gaúcho errava nas assistências. Arriscando tudo, o Maracaibo quase empatou com uma bola no travessão e outra na rede pelo lado de fora. O placar eletrônico do estádio chegou a marcar o gol que não aconteceu.
De tanto vacilar, o Inter acabou sendo castigado. Aos 43min, depois de cobrança de falta pela esquerda, Clêmer espalmou para o meio da área. A bola sobrou para Maldonado, que empurrou para as redes.